Valorizar a gastronomia local e regional, apelar à memória dos paladares e cheiros antigos é um dos grandes objectivos do evento «Carnes e Caldos» que tem lugar em Guimarães.
A iniciativa que se realiza no fim de semana de 4 a 6 de novembro na cidade berço é o ponto de partida para a promoção e valorização da gastronomia minhota e vai envolver um total de 24 municipios, no quadro do consórcio Minho Inovação promovido pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.
Com o evento «Carnes e Caldos» pretende-se “reavivar rituais e tradições, valorizar e interpretar a sabedoria das comunidades, promover boas práticas rurais, repensar a alimentação, afirmar a qualidade dos produtos e das produções”, adianta em nota enviada à comuncação social imprensa, o município de Guimarães.
A degustação, o conhecimento e a animação são assim três pilares fundamentais na concretização desta iniciativa gastronómico-cultural que Guimarães ja prepara. Dela fazem parte uma panóplia de propostas como sejam os showcookings , a sui generis fogueira da memória, o imprescindível mercadinho biológico e as tasquinhas que constituem a grande montra do certame a par com a participação dos restaurantes aderentes á filosofia e dinâmica deste «Carnes e Caldos» que além da componente gastronómica integra ainda os concertos musicais , a animação com DJ´s e realização de jogos para as crianças.
Do ponto de vista inovador a iniciativa em que Guimarães dá o mote, em novembro, contempla ainda residências gastronómicas, jantares sensoriais e workshops sob estes pressupostos da valorizaçao da gastronomia local e regional.
E para uma boa mesa se tornar realidade não poderiam faltar os Chefs António Loureiro, Álvaro Dinis e Liliana Duarte com o papel de extrema importância nestas jornadas enquanto consultores gastronómicos.
Fiquem atentos e vão preparando já os estômagos para as Carnes e os Caldos que Guimarães fornece no primeiro fim de semana de novembro.
«Carnes e Caldos » evento gastronómico
Guimarães dias 4 a 6 de novembro 2022
