A castanha é o fruto da época que se avizinha. E Marvão é, poderá dizer-se assim “catedral” da Castanha e desta festa sempre peculiar e diferente de ano para ano. Não é nova a iniciativa, nem muito menos única, bem a propósito do S. Martinho e do celebrar a apanha da Castanha. Mas de facto Marvão pela sua posição geográfica, pela paisagem, pela dinâmica, e organização por parte do Municipio é, imperdível como «Festa do Castanheiro» que vai já para a sua 38ª edição a par com a Feira da Castanha que ali tem lugar.
Acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, quando todos os caminhos vão dar a esse altaneiro ponto de vigia e varanda sobre o imenso Alentejo.
A típica e acolhedora vila de Marvão, transforma-se numa verdadeira montra do mundo rural, onde se pode encontrar desde o artesanato até aos produtos, que só as gentes locais sabem criar e ou produzir… com os sabores e aromas que advém dos ares do Alentejo.
Ah e depois não apenas um mas sim quatro tradicionais magustos, onde saborear a castanha assada é obrigatório bem como o vinho novo produzido no concelho e região.
Curiosidades por exemplo os trabalhos artesanais feitos com casca de castanha ou também os licores e os doces, onde a castanha é elemento imprescindível. Ir a Marvão e deliciar-se com a gastronomia tradicional alentejana, com esse acompanhamento que é Castanha, nem sei com o que se poderia comparar …!!!
A Feira da Castanha é para vender e comprar e trazer na bagagem mas sobretudo para desfrutar desses ambientes festivos, com música, folclore, bombos, teatro de rua, exposições e toda a animação, num percurso belo como é a vila de Marvão. Enfim uma Festa a não perder !
Feira da Castanha e
Festa do Castanheiro em 38ª edição
Marvão dias 12 e 13 de novembro
