Tem tudo para ser apelativo. Chama -se «Festival da Castanha» mas na verdade a gastronomia é ‘prato’ forte do evento, onde entram também os cogumelos, o mel e o vinho novo. Arouca é “palco” da iniciativa.
A componente agrícola não poderia faltar naquela que é já a 11.ª edição do “Festival da Castanha” a realizar de 26 a 30 de outubro, em Arouca. E nos últimos dias deste mês, as atenções centram-se num Seminário sobre a multifuncionalidade da floresta, bem como nos Concursos da Melhor Castanha de Arouca e do mais apreciado Mel da região.
O evento gastronómico que também no quadro do ‘Festival da Castanha’, procura incentivar a utilização da castanha, bem como dos cogumelos e diversos outros produtos da terra, na cozinha regional. E de forma formativa no âmbito do programa do certame, haverá lugar por exemplo à realização de showcookings, ainda uma saída micológica e workshops, a par com a mostra/venda de produtos regionais, agrícolas, marcando igualmente presença o artesanato local.
Os magustos com a boa castanha e o vinho novo, constitui o aproveitar da época da Castanha e do tradicional São Martinho. Qual festa animada com dança tradicionais e música assim são os atractivos do Festival da Castanha, em Arouca.
A responsabilidade deste jornada gastronómico-cultural que visa celebrar a Castanha e o Castanheiro, o mel e o cogumelo é da Câmara Municipal de Arouca em conjunto com a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, a AGA – Associação Geoparque Arouca e a Casa do Povo de Arouca.
Promover os produtos locais e incentivar â tradição e à criatividade no que à gastronomia regional disz respeito outra das razões do Festival da Castanha, que se afirma a cada edição, no panorama regional de eventos.
Aproveite a oportunidade para descobrir Arouca e comer castanhas e apreciar o vinho novo…
“Festival da Castanha” 11 ª edição
Arouca de 26 a 30 de outubro
