Brinde a Melgaço e ‘Festa do Espumante’


A Festa do Espumante de Melgaço está de regresso ao Largo do Mercado, constituindo o centro de todas as atenções entre os dias 25 e 27 de novembro. Com mais participação de produtores/expositores e público visitante, assim se espera com enorme expectativa, ou não fosse o Espumante, uma bebida fresca e apetecível nas melhores ocasiões e uma referência da terra, da região e mesmo do luso território.

Ora vamos lá fazer a festa…! E para ser de arromba, como é costume dizer-se, nada melhor que abrir um ‘Espumante de Melgaço’ com bolhinhas que saltitam..e balões que sobem no ar …e tudo o mais que é caracteristico de festa! Daí que a gastronomia, um conjunto de outros produtos locais, as provas e showcookings. a animação integrem esta Festa do Espumante de alvarinho, “made in” Melgaço & Monção, que vai a fechar o mês de novembro.

«Celebrar a produção do Espumante, que é aliás uma das mais valias económicas da região minhota, criado com particular ênfase nos concelhos vitivinícolas de Melgaço e Monção, mas também valorizar e promover um produto de excelência quer pela sua qualidade quer por essa marca identittária – o Alvarinho, são razões mais que suficientes para a existência de um certame dedicado a esse vinho tão especial criado para festas e celebrações.

Em ‘festa’ digna dessa designação não poderá faltar o Espumante, contribuindo para um consumo crescente de ano para ano, desta bebida muito específica e que outrora tinha origem no estrangeiro mas que de há muito se consome e bem, cada vez mais com produção ‘made in’ Portugal.

Afirmar um produto e região

A «Festa do Espumante de Melgaço» recorde-se, teve a sua primeira edição no já distante ano de 2015. Desde então tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: o solo, o microclima e o saber-fazer das gentes locais.

O certame tem vindo a crescer e afirmar-se no panorama regional e nacional. Em 2019 atingiria um número muito significativo de visitantes, na ordem dos 9 mil, contabilizando mais de uma dezena de expositores. A situação pandémica viria a travar a evolução natural do certame, que agora se aguarda com enorme expectativa. Tanto mais que a edição de 2021 já contou com a participação de 15 produtores de espumante de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e sete outros expositores de produtos locais, registando uma afluência superior às 5.000 mil pessoas.

O consumo de espumantes continua a crescer de ano para ano, o que é um bom indicador, fazendo do Espumante o vinho por excelência das festas e celebrações, de todo o tipo e de forma abrangente o luso território.

A oportunidade deste evento “é uma aposta ganha” realça o Presidente do Municipio de Melgaço numa altura em se assinala a crescente aceitação, sobretudo das camadas mais jovens do Espumante de Alvarinho, produzido na região de Melgaço & Monção, que dispõe já de «uma variada gama de produtos de uma qualidade surpreendente, que importa realçar, promover e divulgar» acrescenta o autarca, o que acontecerá aliás no decurso destes três dias do certame.

Festa do Espumante de Melgaço & Monção

Largo do Mercado de Melgaço, entre 25 e 27 de novembro

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s