As couves e os feijões são ingredientes ricos e comuns na cozinha portuguesa. É verdade que têm maior uso nas sopas, se comsomem mais ou menos, quantitativamente, numa região que outras do luso território. Entram na ementa tradicional, no caso da couve portuguesa por exemplo, mais no período natalício e em muitas casas! Agora com ‘direito’ a certame gastronómico, ainda para mais juntas – Couves e Feijões, é coisa em que Torres Novas prima pela diferença.
O «Festival Gastronómico das Couves com Feijões» está de volta, no Município de Torres Novas, naquela que é já a 5ª edição do certame. A iniciativa que envolve qualquer coisa como 45 restaurantes locais aderentes (na cidade e concelho torrejano) constituindo ao que tudo inidica um record de participações vai desenvolver-se entre os dias 18 e 27 de novembro.
Contribuir para a afirmação e preservação das tradições gastronómicas torrejanas, mas sobretudo trabalhar na divulgação desta especificidade de Torres Novas é tarefa a que metem mãos os membros da Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal e Aroeira em sintonia com a entidade organizadora do Festival – o Município de Torres Novas.
Esta é uma das muitas apostas da Câmara Municipal que “vem no sentido quer da divulgação dos pratos tipicos da gastronomia torrejana mas também da atractividade à cidade e concelho. Um contributo para a dinamização económica, que este tipo de acções sempre gera, e no caso em benefício do sector da restauração, muito em particular”. Daí a grande adesão verificada por parte dos estabelecimentos de Torres Novas, vinca fonte da autarquia.
Vai ser um festival a apresentação de ementas tão diversas e ricas com as Couves e Feijões como ingredientes ‘obrigatórios’ mas com acompanhamentos muito diversos e, até algo surpreendentes, numa panóplia de propostas dos mais mais de quatro dezenas de restaurantes.
5.ª edição do «Festival Gastronómico das Couves com Feijões»
(Restauração local) de Torres Novas, entre os dias 18 e 27 de novembro
