Não, na verdade não se trata de ninguém mal humorado. Nem tão pouco é lugarejo escondido entre as fragas …algures no luso território ! Também não significa estar com os azeites… ! embora nem tudo corra de feição por esta altura de inverno. Mas é isso que traz aliás a chamada comida de conforto à região e gentes transmontanas.
O que aí vem é mesmo um tradicional, «Fim de Semana Gastronómico do Azedo», um dos produtos do fumeiro transmontano, feito à base da massa de alheira, mas sem alho. “Trata-se de um produto que tem vindo a ganhar um destaque muito interessante no panorama nacional e que é já referência gastronómica em alguns restaurantes de Macedo de Cavaleiros”, explica o edil Benjamim Rodrigues.
É em Macedo, terra rica do ponto de vista gastronómico que se dedica, o fim de semana alargado de 8 (que é aliás feriado) a 11 de dezembro, o Azedo. Nos restaurantes aderentes à iniciativa promovida pelo Município de Macedo de Cavaleiros, servem-se pratos com esta especialidade acompanhado da batata e dos legumes da terra e região transmontana. A oportunidade ainda para descobrir a cidade e região, fria é certo, do ponto de vista das temperaturas nesta altura do calendário, mas quente pelo simpático e caloroso acolhimento das gentes macedenses ou não fosse parte integrante de Trás-os-Montes, onde os vinhos também são bons embaixadores deste território.
Este é um convite ao sentidos, que aqui se deixa! Venha daí passear, contactar com a natureza, saborear asmelhores iguarias tipicamente regionais, sentir os aromas do vinho tarnsmontano e partillha momentos da vida com os macedenses.
Esperamos por si no
«Fim de Semana Gastronómico do AZEDO»
Macedo de Cavaleiros, dias 8,(feriado) 9, 10 e 11 de dezembro
