Um menu muito especial, que tudo tem a ver com a vida das gentes locais, marca o Festival Gastronómico que agora se vive e tem Ilhavo por cenário. É da “Gastronomia de Bordo”, inspirada no que se confecionava nos navios bacalhoeiros, um dos sectores aliás que deu sustento a muitos dos homens da terra, ao longo de anos, que se faz atractivo neste tempo pré Natal…
A iniciativa, que se realiza entre 29 de novembro e 11 de dezembro é do Municipio de Ilhavo e conta com a imprescindível adesão da restauração do concelho e ainda o incentivo da comunidade local. Sim, porque de realidades e tradições se fazem os festivais gastronómico-culturais, de norte a sul de portugal e Ilhavo não é excepção.
É da tradição de Ilhavo, juntar a família ou os amigos à roda de uma mesa para celebrar a vida. Alheia a esta realidade não estará a comunidade piscatória local, cujos homens se têm metido ao mar, nos navios bacalhoeiros. São vários e dificeis anos de faina com estórias que se desfiam em conversas que marcam o rumo dos acontecimentos, nesta varanda para o mar… E do bacalhau, aos mariscos passaando pela sardinha ou mesmo a lampreia se faz a diversidade gastronómica destas paragens, sensivelmente a meio caminho entre Coimbra e o Porto, apenas como referência geográfica.
Mas o que é isso de “Gastronomia de Bordo”?!
A experiência dos sabores e ingredientes no âmbito da cozinha de bordo é exclusiva dos pescadores e famílias ligadas aos bacalhoeiros, mas também a todos quantos queiram, agora partilhar os menus, que se apresentam nos 17 restaurantes do concelho, aderentes ao Festival.
E das entradas aos pratos, com pelo menos três opções de escolha em cada restaurante, o Bacalhau é ‘Rei’, e muito há para degustar, sempre com a companhia do ‘pão’ que tem tradição a nível local e dos vinhos da região.
Abrimos os apetites, ao antecipar a ‘tempura de línguas de Bacalhau’, as pataniscas, o ceviche, os montaditos, tudo de Bacalhau está bom de ver ….e ainda a Salada de Ovas. E do petisco ao prato principal vai uma distância muto curta para meter a conversa em dia …e beber um copinho de vinho !
Entre as várias sugestões surgem o ‘lombo de Bacalhau com risotto de línguas”, o ‘ensopado de caras de Bacalhau’, a tibornada de Bacalhau onde fundamental é um bom azeite, e também um ‘Bacalhau com crosta de alheira’ e mais não se adianta que a expectativa, alimenta o tempo entre ‘ir e estar à mesa’, com prazer, em Ilhavo, no «Festival da Gastronomia de Bordo».
Homenagem a pescadores e cozinheiros
«O “Festival da Gastronomia de Bordo” é uma homenagem às tradições, mas sobretudo aos cozinheiros e aos pescadores de Ílhavo», que vai já para a sua 5ª edição, procurando «contribuir para a dinamização da economia local, muito e em particular, a sua restauração», traça como objectivos a autarquia local .
É longa e rica a história de Ilhavo, enquanto concelho de gentes associadas à pesca do bacalhau. Pescadores e marinheiros que se faziam ao mar (ainda hoje viajam em navios) até aos mares do Atlântico Norte para capturar, sobretudo, o bacalhau do Atlântico (Gadus Morhua).
Duras campanhas de pesca, que chegavam a demorar seis meses, com a responsabilidade dos cozinheiros em atenuar o cansaço e as saudades da família com refeições reconfortantes, como a chora, uma sopa preparada com cabeças de bacalhau frescas, e também pratos feitos na base das partes então consideradas “menos nobres” do bacalhau como – as caras, as línguas, os samos e as espinhas.
Venha daí experienciar a Gastronomia de Bordo, na
6ª edição do Festival Gastronómico de Ilhavo (restauração local) de 29 de novembrto a 11 dezembro
