Agora sim é oficial e faz crescer expectativas … Assumidamente a «Capital do Fumeiro» vai encher-se, quer de produtores com os seus produtos, quer de público, que o certame tem fama e apresenta o melhor que se faz em terras transmontanas.
O tempo corre e Vinhais abrirá portas, (quem diria….) aquela que será a 43ª edição do certame. Senpre em crescendo, contabilizando a cada edição mais visitantes /compradores, do tradicional e saboroso fumeiro. Todos os caminhos vão dar a Vinhais entre 9 e 12 de fevereiro com o intuito de viver a tradição do fumeiro: a criação do porco, a matança, a preparação e conservação dos vários enchidos, presuntos, chouriços, morcelas, paios, paiolas e muito mais, está subjacente e depois a feira que é uma festa, com tudo o que isso significa, constituindo uma mais valia para a economia local. A sua realização vem provar que a tradição ainda é o que era … velho ditado popular que assenta que nem uma luva no que ao Fumeiro de Vinhais, diz respeito.







Os saberes vão passando de geração em geração e a qualidade prova-se por aqui. E não é obra do acaso, bem pelo contrário resulta antes do esforço, dedicação e muito saber, das gentes obreiras nestas altaneiras terras transmontanas. O Fumeiro que aqui se apresenta, respeita a tradição e tem qualidade. A Indicação Geográfica Protegida (IGP), certificação atribuída pela União Europeia traduz-se precisamente no reconhecimento das qualidades específicas dos enchidos de Vinhais… facto que leva os amigos de Vinhais e dos seus produtos a “comer á confiança”, como também é uso dizer-se por estas paragens… Diria antes paisagens que, pese embora as baixas temperaturas de fevereiro acabam por deslumbrar e fazer toda a diferença neste luso recanto, aquecido pela (boa) pinga que ajuda na bucha…
Frio que é lá isso, quando por cá se conta com a hospitalidade e o calor humano dos transmontanos !!!
Marque então na sua agenda … 9 a 12 de fevereiro |2023
Feira do Fumeiro de Vinhais na 43ª edição
