‘Terras do Borrego’ à mesa no Alto Alentejo c/Vídeo


De(vagar) se vai apurando a realização de um evento gastronómico. A riqueza e singularidade do “Borrego” na cozinha alentejana faz desta especie o elemento principal da inicitiva. E também esta se afirma paulatinamente com o figurino adoptado que irá decorrer não apenas em um só local – freguesi, vila ou cidade mas em vários, com uma panóplia de restaurantes adererentes o que constitui uma ‘super’ mais valia para a cozinha portuguesa, bem como para a economia regional.

É da «Qinzena Gastronómica -Terras do Borrego» que falamos e cuja edição em 2023 já se prepara ! Inovadora e louvável iniciativa que faz a diferença, sabendo-se que Sousel também tem a sua quota parte de responsabilidade nesta forma de promover um produto local, a gastronomia regional alentejana e o protagonista número um, se assim podemos dizer – o Borrego.

Esta 2ª edição, agendada parao período de 2 a 16 de abril de 2023, vai envolver mais de 120 restaurantes de todos os municipios do ditrito de Portalegre, que em sintonia trabalham para a promoção do Borrego e do seu sabor único.

A «Quinzena Gastronómica Terras do Borrego» é a designação do chapéu sob o qual se desenvolvem todas as acções inerentes ao magno e abrangente evento. Vai ter lugar na restauração de todos os concelhos do distrito a saber : Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Sousel é como já se indiciava a «Capital do Borrego» principalmente pela importância que tem na produção ou criação de ‘Borrego’ mas igualmente por ao longo dos anos ter realizado um certame que promovia a gastronomia local e a espécie ovina. É aí que está a origem da atribuição de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) ao ‘Borrego do Nordeste Alentejano’. Mas a valoirização económica de todo um território é outra coisa, trazendo notoriedade ao produto/evento e mais valias ao tecido económico desta vasta região.

Borrego nos menus do alto Alentejo

Bom, vamos ao que importa, que no mesmo é dizer, o que se come por cá na região, quando o Borrego ‘é obrigatório’ no Cardápio!!! da restauração regional?

Desde logo as «Costeletas de Borrego, assado» e como é evidente o afamado «Ensopado de Borrego» os pratos referência da região e do certame. E da tradição à criatividade vai uma distância que se mede à mesa, consoante o restaurante e a dedicação dos Chfes e cozinheiras de mão cheia que temos um pouco por todo o distrito de Portalegre.

Váo ser então 15 saborosos dias para degustar o Borrego, desfrutar de toda a região, vivenciar as tradições e conhecer um outro Alentejo que se sente apenas “in loco”.

O convite desde já, aqui fica. Venha daí à

Quinzena Gastronómica Terras do Borrego» em 2ª edição

Distrito de Portalegre (restauração local) de 2 a 16 de abril de 2023

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s