A proposta que aqui lhe trazemos vai no sentido de viver este nosso alentejo litoral, com tudo o que isso significa…! E que melhor inicio de ano poderiámos ter que umas Enguias bem â moda de Santiago do Cacém e da restauração local.
Essa janela aberta para o Alentejo, onde cheiros e sabores tradicionais apelam à visita está aberta…Aqui sente-se a brisa fresca que vem da Lagoa de Santo André. Do campo chegam-nos as batatas, os alhos, as cebolas e demais ingredientes e temperos que vão fazer toda a diferença numa refeição. E qual abrir de apetites para um ano que se avizinha rico, do ponto de vista de inciativas gastronómicas aí está mais uma edição do “Festival da Enguia da Lagoa de Santo André”.
Uma dúzia de restaurantes locais disponibilizam pelo menos igual número de pratos – enguias fritas (com arroz), escabeche de enguias, cataplana de enguias, caldeirada de enguias, todos confeccionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais – a Enguia. E não uma qualquer… mas todas apanhadas na Lagoa de Santo André e que dizem, por bairrismo ou realidade, serem das mais apreciadas em todo o luso território.
Quem conhece delicia-se e, quem prova pela primeira vez, fica apreciador… Certo mesmo é, em qualquer dos casos, quem aproveita a oportunidade de apanhar enguias …no prato !!, dá por bem empregue o tempo de visita à Lagoa de Santo André e a Santiago do Cacém. Serão por vezes uma centena de quilómetros percorridos a partir de Lisboa ou do Algarve, terras que estão perto e tem bom caminho!!) mas o mais cativante é a garantia de passar um excelente dia, feito entre o “Cante” e a boa mesa alentejana…que nestes encontros à volta da mesa…sempre surge um momento de afirmação do alentejo edo ser alentejano!
Venha então daí ao
8º Festival da Enguia, da Lagoa de Santo André
Santiago do Cacém, de 27 de janeiro a 12 de fevereiro 2023
