Está a chegar o Almeirão… Não, de todo. Não se trata de um pessoa ou objecto de avultada dimensão, nada disso. Descobri-la, como outros já fizeram, acontece à mesa …em Vila de Rei e Mação.
É antes uma hortaliça da família das alfaces e das serralhas. Conhecida e consumida em diversos países agora com direito a «Festival do Almeirão» com tudo o que isso significa, ali pelas bandas de Vila de Rei.
É uma inicitiva da (ADRC) -Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural, com o apoio dos Município de Vila de Rei e de Mação, também da Junta de Freguesia de Vila de Rei e da União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.
Agendado para os próximos dias 28 e 29 de janeiro, a esta terceira edição do “Festival do Almeirão» junta-se-lhe o “Azeite Novo e Pão Caseiro”, ou seja três produtos locais de referência.

O certame vai decorrer no Pavilhão Multiusos, situado no recinto de festas e visa dar a conhecer precisamente o Almeirão e incentivar não apenas o seu cultivo, mas sobretudo a sua utilização na alimentação. É assim que todos quantos venham ao evento têm a oportunidade de degustar a “Sopa de Almeirão” e também diversos pratos, de carne ou de peixe, grelhados e alguns salgados onde o almeirão surge como um acompanhamento de excelência. O Pão caseiro e o Azeite novo constituindo duas outras referências locais vão estra também em evidência neste fim-de semana de divulgação de produtos e da gastronomia regional, da região de Vila de Rei e Mação. Atrair e promover estes concelhois e seus produtos endógenos é o grande objectivo desta iniciativa.
De referir que esta hortaliça – o Almeirão, ou seja as suas folhas são altamente nutritivas e ricas em vitaminas A, C e do complexo B, além de conterem boas doses de fósforo, ferro e cálcio.
Venmha lá daí, sem medos, descobrir o Almeirão no
«Festival do Almeirão, do Azeite e do Pão Caseiro» já em 3ª edição
Pavilhão Multiusos de Vila de Rei, dias 28 e 29 de janeiro
