março do Bolinhol, em Vizela


Está aí a Feira do Bolinhol como é conhecido o ‘Açucar de Vizela’ ou se preferirem o Pão de Ló. Certo mesmo é, que o doce certame vai por à prova esta especialidade vizelenese em “confronto” com outros ‘Pão de Ló’ de outras regiões ou localidades do luso território. Existem diferenças é verdade, mas o açucar e os ovos continuam a ser ingredientes principais e se me permitrem é tudo uma questão de gosto.

O Bolinhol faz a diferença porque é um doce único em forma rectangular, com massa levemente húmida e uma suave cobertura de açúcar que lhe atribui um sabor inigualável! Hum !!!. já me cresce água na boca !

Uns desconhecem a especialidade vizelense, mas por outro lado são de facto muitos os que já provaram o “bolinhol também conhecido por «pão-de-Ló coberto». Este doce tradicional tem vindo ano após ano a ser distinguido em vários concursos e arrebatar diversos prémios tais as suas características e crescente número de apreciadores.

Retoma da vida normal, se assim podemos dizer, está de volta entre 17 e 19 de março o evento em que ele é “rei e senhor ” de todas as atenções na «Feira do Açucar ou do Bolinhol, que tem lugar no Jardim Manuel Faria, em Vizela.

Merecedor de atenções e degustações mas onde não estará sozinho pois haverá por ali, oportunidade de contemplar oustras formas e sabores mais ou menos açucarados de Pão de ló, bem como ‘charutos’, ‘queijadinhas’, ‘doce branco’, ‘cavacas’, até mesmo leite-creme queimado com a pá de ferro, ou ainda arroz doce, e aletria, pudins de ovos – onde o abade de Priscos marca a diferença – entre muitos outros… docinhos. E mais não digo, que o melhor é meterem pés a caminho de Vizela a provar e comprar na

Feira do «Bolinhol» 25ª edição

Vizela (Jardim Manuel Faria) dias 17, 18 e 19 de março

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.