É a Cereja no topo ! ou quase dos eventos da região transmontana. É já um deixa para lá o frio e as chuvas e o regresso dos sabores a férias. É um outro tempo para apreciadores desse vermelhinho fruto que empresta cor às nossas e vossas vidas. São também histórias de um certame com mais de 30 anos em terras de Alfândega, onde gente laboriosa junta fé e muito trabalho além de enormes expectativas numa Festa- a da Cereja que vai tendo muita companhia. Ela vem em forma natural, mas também em formato doces e compotas ou licores. São os gelados que apetecem sempre com sabor a Cereja. Não uma qualquer mas a que se forma e desenvolve num território muito peculiar quer pela orografia quer pelo clima.
A «Festa da Cereja» de Alfândega da Fé, realiza-se no Parque Municipal de Exposições entre os dias 9 e 11 de junho, numa organizção da Câmara Municipal. É como o nome indica uma festa, com muita animação ou seja música e espectáculos mas também enorme envolvimento da comunidade local, onde vamos encontrar produtores de Cereja mas igualmente de outros produtos seus derivados e outros, bem regionais ou não fosse esta a grande montra das actividades económicas desta terra e região. e do artesanato ao turismo, aos grupos culturais e sociais, com todas as vivências e valências se toma contacto na Festa da Cereja e Companhia de Alfândega da Fé.
Um fim-de-semana diferente, de cores contrastantes que pode viver por aqui por trás-os-Montes, se aceitar o convite do Municipio para visitar Alfândega da Fé.
Festa da Cereja nos dias 9, 10 e 11 de junho
Pavilhão de Exposições de Alfândega da Fé

