Pão de portugal é um festival …


Está de volta o «Festival Pão de Portugal» e Albergaria-a-Velha é o palco desta iniciativa que coloca em evidência este produto com a maior importância no nosso quotidiano. E não é de agora, mas de tempos que já se perderam de vista.

Um festival que acaba sendo reunião de produtores de pão, magna montra das múltiplas variedades de pão que se vai fazendo um pouco por todo o país e a homenagem a moleiros e padeiros que alimentam os nossos estômagos e completam as refeições que fazemos dia a dia.

Na verdade, por aqui pela Quinta da Boa Vista (Torreão) no concelho de Alberrgaria -a-Velha, entre os dias 2 e 4 de junho, vão acontecer fantásticos workshops com pão, preparadas receitas maravilhosas em showcookings com chefs reconhecidos, haverá lugar a interessantes conversas a par com momentos de muita animação cultural, e ainda (onde se teria ouvido isto !!!) algumas surpresas.

O evento cuja primeira edição teve lugar em 2014, organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha estava focado na cultura e história locais, fazendo como que uma caracterização do concelho e da região. Mas havia essa marca de enorme tradição do fabrico do pão, em Albergaria, que é refira-se centenária. Também os Moinhos estavam ali à mão, salpicando a paisagem e aos quais era preciso levar pessoas, aprofundar a sua história, atrbuir-lhe a merecida importância no quadro do território e promover esta peculiar indústria.

A conceção e o desenvolvimento do projeto centraram-se então na construção de um Festival debruçado sobre a tradição, sem que isso fosse impeditivo de inovação, bem pelo contrário, que marcasse a diferença e se destacasse entre as demais ofertas existentes.

Moldado digamos assim, o figurino do certame, nasceu e cresceu como «Festival do Pão» com todos os ingredientes que hoje lhe conhecemos. E a Rota dos Moinhos constitui por isso uma mais valia local e um produto cultural permanente, que convida à visita e à reflexão do papel histórico desta actividade e seus intervenientes neste concelho em particular, com contributos exteriores. Bem se pode dizer também que a localização de Albergaria, demonstra que a aposta é perfeitamente válida e o objetivo de juntar, num mesmo local, os vários pães existentes e fabricados, de Norte ao Sul e nos arquipélagos foi a mais acertada. No centro do território continental do país, Albergaria-a-Velha é um destino central e privilegiado onder o Pão e este seu ‘Festival’ é uma referência que ultrapassa e muito os limites geográficos do concelho e da região onde se insere .

Estão desde já convidados para o

Festival do Pão (de Portugal) em 10ª edição

Albergaria a Velha, dias 2, 3 e 4 de junho

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s