Vamos ao Crico, leiam bem e comam melhor!


NÃO, não se trata de um jogo de miúdos rua fora, a ‘fazer correr’ tampas de garrafas…Nem é sequer o masculino deste termo… Estamos a falar de coisa séria, gostosa também, fruto de muito trabalho, que vai da apanhae preparação para levar à mesa tal pestisco que muitos e muitos apreciam.

“Vamos aos Cricos” ou dito de outro modo é um Festival Gastronómico dos Bivalves da Ria de Aveiro… O objectivo é a promoção da gastronomia local, baseada nesses bivalves que têm origem também local, na ria de Aveiro mais precisamente e que “mãos sábias ” preparam como ninguém como petisco ou prato para prazer e degustação por parte de quem o queira fazer, vindo à restauração de Ilhavo .

Acontece entre 6 e 30 de abril, dando tempo e espaço a quem acha que é tudo sempre a correr, com oportunidade de uma a dois dias para saborear o muito que o luso território tem para ser apreciado. Não aqui é mesmo isso tempo e espaços, sejma braes, restaurantes, snacks munidos dos bivalves da ria a servirem todos quantos apreciam a boa cozinha portuguesa e este tipo de produtos. E diga-se em abono da verdade que o berbigão (também chamado de Crico), o mexilhão, a navalha ou longueirão, a ameijoa. o choco e até, quem diria a ostra são produtos de qualidade apanhados na ria de Aveiro, constituindo-se assim os verdadeiros e principais ‘protagonistas ” sozinhos ou acompanhados desta iniciativa gastronómica que tem lugar quase um mês em Aveiro.

Uma outra forma de fazer a diferença, de marcar pontos no panorama regional e nacional no quadro dos eventos que se vão realizando de norte a sul de Portugal, incluindo as Ilhas.

A magna jornada gastronómica tem a preciosa colaboração da restauração e hotelaria aveirense, numa organização da Câmara Municipal de Ilhavo, com o apoio da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.

Tome lá bem nota “Vamos aos Cricos” não confundir com outra coisa qualquer…Festival Gastronómico dos Bivalves da ria. De referir ainda quer este conjunto de produtos exitem na ria e têm elevada qualidade e sabor, fizeram e continuam a fazer parte da alimentação das gentes locais e de todos quantos mesmo de passagem ou em fim de semana escolhem este território para fazer uma refeição e pernoitar olhando o céu e as estrelas, porque as há por lá…

«Vamos aos Cricos – Festival Gastronómico da Ria»

Ilhavo, restauração local entre 6 e 30 de abril

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.