A tradição ainda é o que era…felizmente. E uma boas migas dependem do pão, é claro mas também das mãos e saberes que cozinheiras e chefs de cozinha alentejanos tão bem sabem fazer e levra à mesa. Isto a propósito da Mostra Gastronómica das Migas que tem lugar em Arraiolos. Por estes dias, que o mesmo é dizer nesta primeira quinzena de junho, juntam-se as migas e amigos que se reunem ao redor da mesa para degustar este aroático e saboroso prato, diria antes pratos tipicamente alentejanos. Em termos de migas há de tudo, acreditem. O problema nem será escolher entre a panóplia de propostas, mas antes reservar lugar e tirar partido da comida, dos vinhos do Alentejo e da conversa e histórias sentidas e vividas neste imenso e belo pedaço do luso terrtitório.
Ah mas vamos lá ao abrir , só mesmo um leve abrir de apetites….No menu dos restaurantes do concelho aderentes a esta iniciativa do Muncipio de Arraiolos, estão por exemplo as ‘migas de espargos, de coentros, de fava, de bróculos, de hortelã, de tomate, de poejo, de batata, com os mais diveersos petiscos, isto é com vitela, borrego, porco preto, ou ainda com bacalhau, com cação, sardinhas ou carapau ou mesmo frango. Dito assim confirma-se que se podem servir, Migas com tudo e todos e não há quem coma por obrigação mas sim por gosto…De peixe ou carnes é tempo de umas boas migas em Arraiolos.
Promover a boa cozinha alentejana, atrair vistantes ao concelho e com isso proporcionar mais valias sobretudo à restauração local, são objectivos da Câmara Municpal de Arraiolos, com esta e outras semanas gastronómicas que vão tendo lugar ao longo do ano, dedicadas cada uma a um prato da cozinha alentejana.
Semanas das Migas, à alentejana
Arraiolos (restauração local) de 3 a 18 de junho

