Diferente, animado, saboroso, multifacetado e representativo do património nacional, em termos da gastronomia e dos vinhos, a que se junta e de outro modo não poderia ser -o movimento confrádico. É em termos gerais, já numa longa linha de escrita isto que se vai passar em abril próximo em Montalegre. Depois de um figurino base, que se foi adaptando, recolhendo contributos e vertentes e da experiência de uma primeira edição, está de volta o «Encontro Enogastronómico» numa organização conjunta de Confrades/Confrarias, com o empenho do Municipio de Montalegre e apoio de entidades várias. Poderá dizer-se que, de uma certa estranheza à expectativa se corre em direcção ao sucesso deste evento. De uma dimensão que é garantidamente nacional e internacional, tais as geografias presentes e participantes, que começa a ter, aqui e ali algumas réplicas alterando o figurino dito tradicional de evento gastronómico e ou de vinhos.
Promover o debate em torno das multiplas questões com que se depara o movimento confrádico e fazer o caminho rumo ao futuro que efectivamente já começou, juntar os proganistas neste nosso tempo e preparar novas gerações de amantes daquilo que de melhor tem o luso território, sem deixar de olhar o que têm e fazem outras terras e povos são aspectos que passam por este Encontro em Montalegre, adiante-se então marcado para os dias 26, 27 e 28 de abril de 2014.
A partilha de experiências e realidades deste magno movimento que tem por objectivo a preservação do património eno-gastronómico nacional, aliás de valor ímpar, volta a ser o foco deste evento, em terras trasmontanas. O papel, as realidades locais e acções das Confrarias EnoGastronómicas e do Movimento Confrádico em geral marcam esta jornada de convívio e trabalho que contará com palestras, mesas redondas, os showcookings, as provas e degustações do que de melhor tem cada uma das nossas aldeias, vilas e cidades. Uma Montra nacional de saberes, sabores e de produtos tem Encontro marcado consigo, amigo leitor ou ouvinte. E já sabe que palco é Montalegre durante três dias irrepetíveis, pese embora tratar-se de uma reedição do Encontro passado, recente.
É da riqueza e diversidade do nosso Património Eno-Gastronómico que se vai falar/partilhar em
Montalegre – 26, 27 e 28 de abril 2024
Encontro Enogastronómico- Cultura e Tradição

