A Castanha é um dos produtos de referência de Vinhais, em terras de Trás-os-Montes. Aliás uma quota parte do trabalho das gentes locais com importância na economia local e regional fica a dever-se a este produto que por aqui se colhe, consome e promove.
Vinhais muito em particular é um concelho que lhe dá espaço e amplitude no âmbito de um certame que tem a Castanha como “cabeça de cartaz” se assim podemos dizer, mas que coloca o foco nos produtos locais, parte deles em que a Castanha surge como primcipal elemento… A gastronomia não a dispensa!
Daí que a “Rural Castanea” certame que tem lugar por estes dias, de 20 a 22 de outubro, traz a Castanha, crua, assada, cozida, como “cabeça de cartaz” mas igualmente todo um conjunto de outras formas de utilizar a castanha, tanto na gastronomia, como na doçaria. Tudo isto, sem esquecer também os vinhos, os cogumelos e até o artesanato local e regional já que são elementos que marcam os dias e a economia deste território.
Fazer a divulgação de Vinhais e promover a comercialização de todo um conjunto de produtos locais é agora oportuno e aponta ao viver Vinhais no quadro da (re)descoberta de Trás-os-Montes neste quase final do ano, com as cores e sabores da época.
Degustar muitos dos produtos da região, expostos nos stands ou saborear a tradicional gastronomia transmontana é convite intrinseco da «RuralCastanea», em Vinhais onde o fruto que substitui muito bem a batata ou quiçá a complementa, surge no menu.
A “Rural Castanea” conta com um programa de animação, bem a propósito, das vivências, das tradições e dos sabores regionais …
Venha daí e viva Vinhais na
“Rural Castanea” dias 20, 21 e 22 de outubro, em Vinhais

