Estamos de volta a “Arraiolos”. E a razão é simples ou melhor, os motivos da deslocação são precisamente a saborosa e ímpar Empada, que se junta aliás à nobre arte de criação dos tapetes de Arraiolos, com seu “ponto” e design tão peculiares, que levam bem longe, o nome desta terra e do património do nosso imenso e belo Alentejo..!
Promover um dos maiores ex-libris de Arraiolos, pugnando pela defesa e salvaguarda deste produto, intimamente ligado ao seu berço natural e às gentes que, de modo persistente, têm transmitido esse saber e especificidade criativa, constitui então motivo mais que suficiente para a visita à “capital do tapete”. Mas Arraiolos tem, felizmente, muitas outras referências, onde a gastronomia, os vinhos e todo um conjunto de produtos que não podem ser dissociados deste pedaço de território, como é o caso da saborosa e apreciada “Empada” d’ Arraiolos…claro!
Juntar então a história e a tradição com a dinamização da economia local, leva o município local a realizar uma magna mostra dos produtos e das potencialidades gastronómico-turisticas, numa altura do ano, convidativa para reunir à volta de uma mesa e com os olhos postos nos tapetes e no trabalho das bordadeiras locais.
Qual três em um …de 27 de outubro a 7 novembro, Arraiolos convida a saborear o melhor da cozinha alentejana, no âmbito da «22ª Mostra Gastronómica», a que se vem juntar o “Festival da Empada”, já em 14ª edição e ainda a “Feira do Tapete d’ Arraiolos.
Conhecer para uns, o descobrir para outros, esta Vila e concelho é o convite que aqui fica feito, amigo leitor, na certeza de que, gentes e agentes locais sabem bem receber todos quantos tomem por destino Arraiolos, que como se comprova é dos “tapetes, da boa gastronomia, dos Vinhos, da “Empada” que se fazem estes dias do calendário.
Venha daí pois só “in loco” pode desfrutar do muito que dispõe Arraiolos.
Arraiolos do “14 º Festival da Empada”, a “22ª Mostra Gastronómica” e a “Feira do Tapete” Arraiolos” entre 27 outubro a 7 novembro

