‘Torricado’vai à sua mesa, em Vila Franca


A tradição está de volta a Vila Franca de Xira com o mês dedicado ao «Torricado» nos restaurantes deste concelho ribeirinho da margem norte do Tejo.

Na verdade a iniciativa do Municipío de Vila de Xira de trazer o Torricado do à mesa abrange todo o concelho e conta com a participação de mais de três dezenas de estabelecimentos de restauração, tanto em Vila Franca de Xira como Alhandra, Alverca, ainda Calhandriz, Castanheira, Póvoa de Santa Iria, São João dos Montes, Sobralinho e Vialonga.

O evento que decorre durante todo o mês de novembro permite conhecer e provar os ‘Sabores do Campo’ baseados nos produtos locais e de acordo com a tradição aliada à história deste território banhado pelo rio Tejo mas wue também tem muitos campos de cultivo e culturas várias.

Na sequência de outras propostas e sugestões da gastronómia regional, surge-nos agora o «Torricado com Bacalhau Assado» um dos pratos de referência da cozinha ribatejana mas que não vem só já que os diferentes pratos confeccionados com «Coelho» são opção assim como a «Canja à Vila-Franquense, com marca registada pela Câmara Municipal.

Dito de outra forma os campos tão bem servem para criar galinhas e coelhos, que na altura apropriada se cozinham e levam à mesa, bem como as oliveiras de onde se extrai o melhor Azeite, tão importante sublinhe-se para regar o pão e o bacalhau de um bom torricado.

Em termos históricos lembrar que o « Torricado» como alimento retrata a antiga e dura vivência dos campinos, nomeadamente, quando os dias eram passados e dormidos no campo, sendo crucial aproveitar o pão que levavam consigo. De pão duro passava a torrado, depois esfregado com alho e regado com um fio de azeite, aliado, quando possível, a umas lascas de bacalhau eram a refeição possível. De igual forma, a Canja de galinha era enriquecida com o que havia para que se tornasse um prato substancial e fazer face a consecutivos e desgastantes dias de trabalho, antes de voltar a casa.

Quanto aos pratos de coelho, cuja caça tem tradição nas zonas mais rurais, as sugestões, neste mês gastronómico dos «Sabores do Campo» passam pelo «Coelho à Caçador» ou Coelho grelhado, ainda «Coelho Guizado» entre diversas outras receitas e formas de confeccionar o Coelho, nos restaurantes locais.

Estamos à sua espera no concelho de Vila Franca de Xira, com várias propostas de pratos, vinhos, doces e também com a tradição do

Torricado com Bacahau no mês dos «Sabores do Campo»

Novembro na restauração do concelho de Vila Franca de Xira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.