‘Estar com os Azeites’ não é mau, bem pelo contrário… E para que a refeição seja mesmo inesquecível nada melhor que podermos contar com esse ‘ouro à mesa’ (que nos tempos que correm é mesmo precioso tal o preço a que chegou…)
O propósito agora e aqui é mesmo falar da mostra gastronómica que tem lugar até 3 de dezembro em terras ribatejanas de Vila Nova da Barquinha.
A mostra gastronómica “à Mesa com o Azeite” a decorrer por estes dias, visa, em primeiro lugar, divulgar o azeite mas ao mesmo tempo salientar a sua importância e a tradição no concelho de Vila Nova da Barquinha, que outrora foi um imenso e generoso olival, que fornecia, recorde-se, esta matéria-prima que podia alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares.
Não há coisa boa que sempre dure… diz-se e é verdade. Assim sendo enquanto for oportuno, não deve o amigo leitor ou leitora, desperdiçar a possibilidade de comer bem e com o melhor Azeite, a dar cor, sabor e, qualidade aos menús , servidos na restauração de Vila Nova da Barquinha, neste período pré quadra natalícia e tendo entre outras opções o fiel amigo, assado ou cozido bem regadinho com bom azeite regional.
Ah e não perca tempo que a iniciativa tem lugar apenas até 3 de dezembro, ou seja mais dois fins de semana, saborosos e frescos, tendo como cenário o emblemático Castelo d’ Almourol…
Azeite é ouro, dizem os populares. E cada vez mais se confirma esta ideia com muitas nuances e propósitos, mas certo é que com as alterações climáticas algo se altera relativamente a este produto que se valoriza pela qualidade. Ah e com o saber e a tradição bem se podem fazer maravilhas, além de contribuir para uma alimentação saudável. Assim é em Vila Nova da Barquinha que tem vindo ao longo dos anos a apostar não apenas neste produto local e regional de excelência, mas igualmente num evento já com com história e suficientemente diferente e atractivo.
As coisas mudam mas fica o evento, que põe à prova as tradições e saberes, bem como os sabores da cozinha ribeirinha onde o Azeite é elemento fundamental. Aqui na Barquinha provam-se bons pratos regados com Azeite e comprova-se a qualidade deste produto ainda referência no concelho.
Muitos comensais, são já presença habital ou quase, apreciadores de iguarias como as ‘Petingas no Forno, com Azeite”, o “Bacalhau à Lagareiro” que não dispensa um bom fiozinho de azeite, mas também a “Sopa de Couve com Feijão” confeccionada obrigatóriamente com Azeite e o “Polvo à Lagareiro” isto é algumas das melhores propostas dos chefs e cozinheiras da restauração local, que tão bem sabem receber e servir.
Vila Nova da Barquinha, com toda a tradição e os atributos do azeite refira-se ‘novo’ esperam por si, amigo leitor. Passe um fim de semana com os Azeites, à mesa nesta terra de boas surpresas.
«à Mesa com Azeite» – Mostra Gastronómica
Vila Nova da Barquinha (restaurantes do concelho) dias 25 e 26 de novembro, 2 e 3 de dezembro

