Este nosso interior é delicioso…bem se pode assim dizer a propósito de maravilhas que por aí se fazem, provam e comprovam aos mais diferentes níveis desde a natureza, bela, fresca, pura, deslumbrante até às iguarias que so as gentes laboriosas e criativas das zonas rurais sabem fazer, misturando velhos saberes com carinhos e uma dose de ingredientes…
Ora todo este preâmbulo para afirmar isso mesmo, que o interior não pode nem deve ser esquecido, nem muito menos lembrado de quando em vez por um certo oportunismo, ou levantar de bandeiras que tal como as palavras de ocasião se vão com o vento… E mais não digo!
Afirmar ou melhor enaltecer, isso sim, essa maravilha que é a criação de um novo “embaixador” de Penha Garcia – o Pastel de Nata de Figo, cada dia mais conhecidos e apreciado. “Progenitores” desta iguaria da família do Pastel de Nata, um casal de jovens produtores, Vitor e Adelina Mendes, que se bem o pensaram melhor o fizeram, para gáudio dos amantes dos bons sabores lusos. E razões deste êxito o facto de contarem com Figos, não de uma figueira qualquer mas sim de uma velha espécie especifica “da índia” por aqui existente e selvagem, mas que replantada, estudada e controlada por estas terras, se está a tornar uma das mais valias locais… Ah e como o segredo é alma do negócio ainda produzem a especialidade sem recurso aos ovos o que constitui uma proposta inovadora.
Qual família, feliz e aumentada, Vitor e Adelina decidiram ainda criar novos produtos derivados da figueira da índia, com utilizações agora na área da cosmética, no quadro de uma parceria com outra das jovens empresas sediadas em Idanha-a-Nova.
E para quem não sabia, sempre lhe dizemos que a figueira-da-índia é uma velha espécie selvagem, mas com elevado potencial quando aplicado o cato, o fruto e o seu liquido nas áreas alimentar, farmacêutica, cosmética, ração para animais, lanifícios, combustíveis e mobiliário. Com tamanha amplitude muitos chamam-lhe oportunidade outros vão chamar-lhe “um figo” docinho no âmbito do Pastel de Penha Garcia.
Pastel de Nata de Figo,
produto made in “Penha Garcia”