Santiago do Cacém é essa janela aberta para o Alentejo litoral onde cheiros e sabores tradicionais apelam à visita. E neste inicio de novo ano, chamativa é mesmo a 2ª edição do “Festival da Enguia da Lagoa de Santo André”.
Dez restaurantes locais disponibilizam igual número de pratos – enguias fritas (com arroz), escabeche de enguias, cataplana de enguias, caldeirada de enguias, todos confeccionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais – a Enguia. E não uma qualquer mas as apanhadas na Lagoa de Santo André e que dizem, por bairrismo ou realidade, serem das mais apreciadas em todo o luso território.
Quem conhece delicia-se e, quem prova pela primeira vez, fica apreciador… Certo mesmo é, em qualquer dos casos, quem aproveita a oportunidade de apanhar enguias …no prato !!, dá por bem empregue o tempo de visita à Lagoa de Santo André e a Santiago do Cacém bem como à centena de quilómetros percorridos a partir de Lisboa ou do Algarve (perto e bom caminho!!) com a garantia de passar um excelente dia, feito entre o “Cante” e a boa mesa alentejana…
2º Festival da Enguia, da lagoa de Santo André
Santiago do Cacém, de 22 a 31 de janeiro 2016