O tradicional fumeiro, a gastronomia à base da carne de porco, mas também de outros enchidos, o icónico “vinhos do mortos” são os reis da Feira Gastronómica do Porco de Boticas que decorre de 8 a 10 de janeiro nesta terra de tradições barrosãs e de gente acolhedora.
O certame a que acorre gente da região e de fora dela, visa promover os produtos locais, diversos, saborosos desde o fumeiro, ao mel, passando pela gastronomia regional e constitui a oportunidade de escoar toda a produção local, da ordem refira-se das 40 toneladas de enchidos.
A feira que é um dos pontos altos para a economia local, sobretudo para os produtores de fumeiro tradicional, acaba sendo uma festa onde se celebra o êxito da tradição e da qualidade desta genuína produção, por parte das gentes locais que desta forma, negociando qualquer coisa como meio milhão de euros, vê recompensado o seu esforço de muitos meses de trabalho.
Aos enchidos, concebidos de forma artesanal, juntam-se ainda o presunto, o pão centeio, a bola e o folar de carne e claro está o afamado vinho dos mortos, que depois de produzido é enterrado para envelhecimento, o que faz toda a diferença e destrinça relativamente a outros vinhos da região. E com um bom vinho, acrescente-se que “marcha” um belo “cozido à barrosã”, ou os não menos saborosos ” rojões no pote”, o “arroz de chouriça”, as apreciadas “costeletas em vinha de alho”, o caldo e a feijoada, qual ementa de fazer crescer água na boca.
Ah e depois de uma boa refeição, nada melhor para a digestão que uma visita ao Moinhos, uma passagem pelo Galeria de Exposições, além do olhar atento sobre as profissões de antigamente, como tanoaria, olaria, cestaria, peles, esculturas e instrumentos artesanais, qual complemento da
Feira Gastronómica do Porco
Boticas de 8 a 10 de janeiro 2016