A Feira “rainha” do Fumeiro é Montalegre. E se outras razões não houvesse, o facto da edição deste ano celebrar as “bodas de prata, que o mesmo é dizer 25 anos, já mereceria o “título”.
Na verdade de 21 a 24 deste primeiro mês de 2016 , os cheiros e sabores de uma gastronomia única, são motivo de “peregrinação” a Montalegre, qual lugar de culto do melhor presunto, chouriço e salpicão a que se veio juntar também a alheira… entre diversos outros bons produtos criados em terras do Barroso. Esta seria então outra das razões merecedoras da dita distinção.
Ah mas se mais querem, bem se poderá dizer e provar, por outras e mais ainda que, a Feira do Fumeiro é uma enorme e participada Festa, pois mesmo antes do certame abrir portas já o foi ou é…!!! Sim e sublinhamos, a colorida, animada, contagiante, participada promoção, bem patente no mais recente vídeo da “Feira do Fumeiro de Montalegre”, realizado nesse recanto luso-galaico de Tourém, mobilizando uma centena de pessoas, que nos transmitem o seu orgulho, quer pelo fumeiro, quer ainda pela sua terra/região (pouco faltando para que também os cheiros nos chegassem – via a festa em que se tornou a sua produção). Ora devidamente justificada venha de lá esse «bou à feira “rainha”do fumeiro, a Montalegre»!
XXV Feira do Fumeiro
Montalegre, de 21 a 24 de janeiro 2016