“Comidas d’Azeite” é não apenas uma experiência, como uma forma diferenciada de aproveitar um dos produtos mais preciosos da terra, alentejana neste caso – o azeite. Mas é igualmente uma quinzena em que a gastronomia regional está em evidência com a ajuda desse “ouro” da terra. Ora mais rodeios para quê, estamos a falar da 11ª edição das “Comidas d’Azeite” iniciativa que tem lugar em Marvão entre 6 e 21 de fevereiro.
O que se pode comer no conjunto de restaurantes aderentes, 13 no total, perguntará e bem o leitor. Pratos do vasto cardápio alentejano, confeccionados com azeite, do melhor que a terra dá. E no respeito pela tradição e o sabores tipicamente alentejanos, podemos começar pela açorda alentejana, ou optar por uma alhada de cação com alho e azeite. E que tal um bacalhau(zinho) com todos, regado com azeite do Lagar, ou ainda se preferir uma couvada de polvo com azeite cru à portuguesa. Igualmente no domínio do peixe, sempre se arranja achigã grelhado com azeite e coentros. Pois percebemos que alguns já comentam que peixe não puxa carroça…Não será tanto assim mas cá vamos então para a sempre apetecível carne de porco à alentejana, frita em azeite, quiçá uma galinha tostada à moda antiga, ou o que alguns não tiveram oportunidade de provar que é cachafrito de cabrito, é claro, com o bom azeite ou para os grandes apreciadores, a tiborna com azeite e laranja.
Hummmm tudo bom e saboroso, é verdade mas quem tem estômago para tanto, questionam a esta altura alguns de vocês…! Sim, mas não se esqueçam que se trata de uma quinzena gastronómica e sempre se pode almoçar num dia, jantar no outro, voltar no fim de semana seguinte a Marvão, que a ementa nem se repete nem dará lugar a enjoados, por comer mais do mesmo.
Ah depois sempre existem os olivais, as adegas, o castelo e muito bons amigos, com histórias a contar, de forma a que um fim de semana seja irrepetível, único em terras deste alentejo imenso que daqui do alto se avista…
De referir por último que Marvão é concelho de extensas áreas de olival e da azeitona, nomeadamente a variedade “galega”, utilizada para produzir azeite de qualidade com a “chancela” desta terra. Homenagear os produtores desta iguaria, mas também promover a gastronomia regional e dinamizar a economia local são objectivos deste evento que vai na sua 11ª edição e que sem dúvida conta com um crescente número de apreciadores quer da gastronomia, quer do azeite e do acolhimento das gentes de Marvão.
Quinzena gastronómica das Comidas d’ Azeite
Marvão, de 6 a 21 de fevereiro na restauração local