O Parque de Feiras e Exposições de Barrancos volta a preparar-se para a grande montra dos produtos tradicionais de Barrancos. O Presunto de porco preto, os enchidos e todo um conjunto de outras iguarias regionais, como o pão, o azeite, o queijo, a doçaria regional, constituem os atractivos da 10ª Feira do Presunto e dos Enchidos, que terá lugar dias 7, 8, 9 e 10 de abril.
No certame, promovido pelo município desta vila raiana, conta-se para além da mostra do seu “ícone”, com as já habituais e muito frequentadas Tasquinhas , muita animação, assim como a presença de artesãos e mostra de artesanato, bem como a realização de colóquios e workshop, onde as gentes da raia se informam e revêm, sejam elas residentes do lado de cá ou do de lá, dos limites geográficos do concelho.
Promover o afamado e saboroso presunto de Denominação de Origem Protegida (DOP) e os enchidos, produtos de referência regional e nacional de extrema importância na economia do concelho de Barrancos, que granjearam fama pela sua qualidade reconhecida aliás, a nível nacional e internacional, constitui uma das razões desta iniciativa que abril nos traz a Barrancos. Conhecer e partilhar a história, as tradições, as vivências dos barranquenhos é outro dos motivos para aceitar o convite da edilidade para ir a Barranco, à sua “Feira do Presunto e dos Enchidos”.
De referir, a titulo de curiosidade, que só Barrancos e Ourique, em Portugal, têm essa possibilidade de criar e transformar a carne de porco preto ou de raça alentejana DOP, em enchidos e presunto, o que significa uma importante mais valia para a economia local e nacional.
Mas Barrancos, situada a 500 metros de Espanha, não é só Presunto, os enchidos, já que a gastronomia, a língua, a cultura, as potencialidades turísticas são marcas diferenciadoras desta terra e concelho, que importa (re)descobrir. Aproveite a oportunidade e vá por aí até …
Barrancos, 10ª Feira do Presunto e dos Enchidos
Parque de Feiras de Exposições, dias 7, 8, 9 e 10 de abril