Promover este recanto do território alentejano, enaltecer os sabores tipicamente regionais, mostrar um dos produtos de referência na economia local e regional como é o Barro, com história e gentes a ele desde sempre ligados, contribuir para a dinamização do tecido económico de Beringel são objectivos de “Os Sabores do Barro” numa alusão ao “casamento perfeito”, (se assim se pode dizer) da gastronomia com as peças de barro, que proporcionam gostos mais puros e tradicionais.
O evento da responsabilidade da Junta de Freguesia de Beringel, em parceria com as associações locais, vai decorrer nos próximos dias 1, 2 e 3 de Abril de 2016.
Estes “SABORES NO BARRO” que vai para a 3ª edição, tem como principais ingredientes três grandes áreas desta freguesia e concelho, ou seja junta a fileira do barro, à gastronomia e ao cante alentejano que como é do conhecimento geral está classificado como Património Cultural imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Assim sendo “Sabores do Barro”, na presente edição integra a realização do 2.º Congresso de Oleiros do Sul – Encontro de oleiros, ceramistas, artesãos, estudantes, técnicos da área e demais interessados na olaria e trabalhos com barro, composto por um conjunto de seminários e workshops, ou não fosse Beringel berço da criação de úteis e decorativas peças em barro.
A animação por via da música e do Cante Alentejano, conta com a participação de António Zambujo, verdadeiro Embaixador desta terra e responsável pela programação musical dos “Sabores do Barro”.
Ora de acrescentar, como seria lógico a componente gastronómica, com o funcionamento durante o certame da “Tenda dos Sabores” onde os mais diversos produtos locais estarão em evidência, mas também as Tasquinhas, que apresentam uma vasta oferta que vai das refeições aos petiscos, aos doces, valorizando os tais “comeres” feitos “no barro”.
Numa palavra, um fim de semana diferente com os “Sabores do Barro” neste recanto bem Alentejano que é Beringel. Venha daí, dias 1, 2 e 3 de abril 2016