Tavira é parte desse Algarve peculiar que cruza, as características de um litoral, com todas as condições para se afirmar turisticamente, com a zona Serrana. Aqui todos fazem um esforço para manter a vida, as tradições e as formas de subsistência através da exploração da terra e do que dela se pode extrair. E nesta diversidade do concelho, está a diferença nos gostos, nos sabores e ingredientes que compõem a gastronomia local que importa descobrir. E a oportunidade para o fazer é agora entre 18 de março e 10 de abril, no «Festival de Gastronomia Serrana» na sua 13ª edição.
A restauração aderente agradece mas também os visitantes e muitos são já habituais nesta iniciativa do Município de Tavira, que conta com a adesão dos restaurantes da área serrana do concelho, ou seja de Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santo Estêvão e da sede de concelho.
Mas afinal de que dispõem os apreciadores da cozinha tradicional, dos produtos locais e da época, assim como do estilo de vida mediterrânico. De tudo um pouco existe para satisfazer o palato e a curiosidade de quem vem pela primeira vez ao “Festival de Gastronomia Serrana”. Na verdade, desde os Queijos frescos com mel nas saladas, ao chouriço de porco preto assado, ao presunto, às sopas de tomate com ovo, ao gaspacho, à orelha de porco que fazem parte das entradas, aos pratos onde o borrego, o javali, o porco, as codornizes, o galo ou a galinha, devidamente, acompanhados por vinhos da região estão nos menus da sua refeição. E como estamos no Algarve, claro, não poderiam faltar os digestivos de aguardente de medronho e figo, assim como sobremesas de cenoura, o mel, as ameixas, as amoras, a abóbora, a laranja e a pêra algarvia no cardápio deste interessante e saboroso evento. Garantidamente não se arrependerá de bem comer e beber num ambiente serrano, mas com produtos e sabores algarvios, ou não fossem as gentes locais cozinheiros de mão cheia…
13º Festival de Gastronomia Serrana – Tavira
Restauração do interior do concelho, entre 18 de março a 10 de abril 2016