As “jóias” do Douro mostram-se em Lamego, não em maio, como inicialmente previsto, mas sim em junho. Tal adiamento fica a dever-se à escassez de Cereja, por força das intempéries sucessivas, que acabariam por fustigar as colheitas, destruindo grande parte da produção de Cereja, em Penajóia mas também em toda a região duriense.
A “6ª Montra da Cereja da Penajóia”, acontecerá na Avenida Dr. Alfredo de Sousa em Lamego, nos dias 4 e 5 de junho. A iniciativa é da Associação AMIJÓIA – Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lamego, o apoio de outras entidades e, visa promover este fruto carnudo e doce, que salpica o território com vista para o o rio Douro.
Divulgar e promover a Cereja, mas igualmente outros produtos feitos à base da “vermelhinha” junto de quem visita a cidade e região, quando a primavera convida ao passeio é razão desta acção, que começou por ser recorde-se em plena estrada nacional de acesso à freguesia. A Cereja agora desce à cidade, proporcionando a degustação de tão apreciado fruto, constituindo aliás grande atractivo para uns milhares, que aqui se deslocam. Para outros -as duas dezenas de produtores, significa algumas mais valias que possam compensar o trabalho e dedicação à produção de Cereja.
De referir que efectivamente, as primeiras Cerejas que em toda a Europa surgem no mercado, são as da Penajóia, facto que aliado à sua textura e sabor adocicado, acabaria por trazer notoriedade à produção local. Uma situação a que se viria a juntar a promoção no âmbito desta acção que alia a prova, a comercialização e uma boa dose de animação.
E se a escassez de Cereja é este ano, uma realidade, também o será a apresentação de um produto que irá por certo, conquistar o público, dando novo impulso ao evento e à Cereja da Penajóia.
“Cherry Sparkle” assim se chama a bebida de cereja com gás, produzida pela OPEDOURO – Organização de Produtores do Douro. A “novidade” mas também as compotas, os licores, as receitas de bolos e doces que têm a Cereja da Penajóia, como elemento principal são motivo para uma deslocação a Lamego, onde o património religioso e cultural, bem como os vinhedos em socalcos, o rio com toda a sua beleza, serpenteando o território… deixam belas marcas para sempre, na memória de quem mete pés ao caminho -Douro cima ou baixo, independentemente do meio de transporte utilizado … !
O desafio está lançado. Pelas “Cerejas da Penajóia” ou por um fim de semana inesquecível, venha daí, à
6ª Montra de Cereja da Penajóia
Lamego, dias 4 e 5 de junho 2016