“Tá rijinha” ou “é da vermelhinha”, “assentam que nem brincos” ainda … “a cereja no topo d’Alcongosta”, tudo expressões que podemos adoptar a propósito da “Festa da Cereja” que terá lugar na aldeia de Alcongosta, concelho do Fundão, entre 9 e 12 de junho.
Um verdadeiro cartaz económico-turístico-gastronómico de toda uma região, um ex-libris do Fundão, dada a diversidade de iniciativas incluídas no evento que torna possível degustar vários produtos à base de cereja, entre os quais estão o “pastel de cereja” do Fundão e os “bombons de cereja”nomeadamente. Além das provas, das tasquinhas, da apresentação de apostas gastronómicas e da comercialização de produtos com Cereja, não faltam no programa as opções lúdicas e muita animação dirigida a miúdos e graúdos, fazendo desta uma festa bem vermelhinha …(até para desenjoar das cores que têm imposto dia a dia), e que certamente proporcionará um aprazível fim de semana, por terras da Cova da Beira e da Cereja.
Provar a Cereja, simples ou em bolos, em compotas, doces, em licor… em gelados, enfim numa variedade de opções será mas que oportuno no decurso deste evento, organizado pela Junta de Freguesia de Alcongosta, contando com o apoio do Município do fundão, onde tudo é fresco, agradável e sobretudo onde se está bem…e se come muito bem, qual slogan que vinga por estas paragens do interior luso.
Venha daí que “a vida são dois dias” e a «Festa da Cereja» em Alcongosta são quatro. Qual promoção, também se poderá adiantar – venha por duas boas razões -a Cereja do Fundão e pelo “ganho” de mais dois dias de vida…!!
“Festa da Cereja” d’ Alcongosta
fundão, dias 9 a 12 de junho 2016