“Amares a boa comida portuguesa é gostares de Sarrabulho que se avizinha bem lá para o norte do luso território, no final do mês de fevereiro” … Quais palavras proferidas na antevisão da iniciativa, o conhecido treinador de futebol apela à massa adepta do Sarrabulho para fazer equipa e rumar a esse retângulozinho de terra que já se tornou conhecido por marcar a diferença !!! Num tom confiante o referido técnico acrescenta que “quando «Papas» uns bons quilómetros até ao Minho, tens de ter estômago para deixar a linha, pelo menos por uns momentos enchendo a pança, para não te faltar a força …até final deste campe(ão)nato pertuguês!!!!
Conferências e futebóis à parte, dizer que Amares e o «Festival das Papas de Sarrabulho» é uma das imperdíveis iniciativas que dão a provar o que de melhor o Minho têm e faz, em termos de gastronomia. O evento largamente apreciado, tanto em número de comensais que aqui se deslocam por altura do Carnaval, como em termos das suas origens, geograficamente falando, conquistou um lugar cimeiro no calendário dos eventos gastronómicos regionais e mesmo a nível nacional. Constitui mesmo um ponto “obrigatório” nesse périplo que importa fazer para conhecer e saborear a boa cozinha portuguesa.
Um certame para todos os gostos, assim se pode dizer, que apresenta desde as Papas de Sarrabulho, aos rojões, sem esquecer toda uma gama de petiscos regionais, ainda os vinhos verdes tintos à taça, como só no Minho se produz …além de outros produtos locais e da região onde o fumeiro se destaca pela qualidade e os sabores intensos.
A vila de Amares, anima-se grandemente, até pela coincidência do “Festival” com a realização do Entrudo e tudo o que à folia diz respeito.
Este “dois em um” -Festival das Papas de Sarrabulho e o Entrudo, em Amares, constitui uma mais valia na promoção dos produtos regionais e uma montra das vivências – rural- turístico -cultural, sendo um óptimo contributo para a dinamização da economia deste concelho. Valorizar todo o património gastronómico local, onde este prato típico da região, feito à base das carnes de porco e pão de trigo acaba por ser “cabeça de cartaz” é outros dos objectivos do evento que atrai ano após ano ainda mais gente, entre velhos e novos apreciadores do antigo receituário minhoto, que aqui se continua a respeitar e preservar, qual tesouro…da gastronomia nacional.
Festival das Papas de Sarrabulho e dos Rojões
Amares entre 25 e 28 de Fevereiro 2017