Março , marçagão …Peixe do rio Sim, carnes (agora) Não !!!!
Bem poderia ser este o dito popular a usar no quadro dessa proposta do Alandroal e da restauração local para o terceiro mês do ano que vivemos. Isto na senda da linha de promoção, não apenas da boa gastronomia tradicional portuguesa mas, também com o recurso aos produtos ou ingredientes que da terra provêm, diria antes do rio.
Ah e no caso temos de acrescentar a capacidade de recriar pratos que podem até nem encher olho ! mas certo é que confortam os estômagos, de todos e muitos são, os que ao Alandroal vêm em março para esta pescaria no prato!
Agradecem por isso os locais, quer pela companhia quer pela apreciação do seu trabalho tanto no rio, como nas diferentes cozinhas, onde mulheres e homens tão bem amanham as diferentes e saborosas ementas apresentadas neste evento . Além do mais desenjoamos das carnes que constituem, segundo as estatísticas o que mais entra na alimentação das gentes lusas. Bem hajam os cozinheiros e cozinheiras que tudo fazem para surpreender quem vai uma, duas ou até mais vezes, propositadamente ao encontro com o “Peixe do rio” e os sabores desse imenso Alentejo tendo por cenário o Alandroal, os rios, a natureza, as histórias, o património cultural e edificado e os seus embaixadores – que sentem, vivem e promovem a sua terra!
De referir que muito para lá da mesa posta, os comensais têm oportunidade de participar em workshops, visitar exposições ou ainda partilhar experiências no âmbito do convívio Piscatório que fazem desta magna iniciativa uma verdadeira festa da gastronomia alentejana e nacional. O convite aqui fica para a
Mostra Gastronómica do “Peixe do Rio”
de 3 a 12 de março na restauração do Alandroal