A Páscoa está aí …e com ela o tempo de destaque para algumas das tradições, quer as religiosas quer sobretudo as gastronómicas. Algumas das iguarias, a forma como sempre se confeccionaram e chegam à mesa familiar, nos diversos pontos do luso território é o grande foco neste particular espaço temporal.
O Cabrito Estonado …de Oleiros é de comer e recordar para todo o sempre já que a saborosa carne de cabrito, muito estaladiça e com cheiro a louro, nos delicia ! Cheira a Páscoa…e a época é aproveitada para chamar a Oleiros, os apreciadores das tradições e da boa cozinha regional. É assim que o “Festival Gastronómico do Cabrito Estonado” em Oleiros se assume como um cartaz de excelência desta terra -Oleiros.
… Abril nos dias 8 e 9, e depois a 15 e 16 todos os caminhos vão dar a Oleiros. E tudo por causa de uma velha tradição que se mantém, preserva e promove, deixando-nos deliciados com uma das mais singulares formas de assar a carne e servir – o tradicional Cabrito à moda da beira interior.
Degustar e recordar para todo o sempre este saboroso “Cabrito Estonado”, a que se vem juntar o vinho “Callum” como imagens fortes de Oleiros a que não são alheios os mestres de cozinha da restauração local, que tão bem preparam e servem esta saborosa iguaria bem como a refeição que o amigos leitores não devem deixar de fazer. Além do mais Oleiros é um manancial de património natural e cultural a que ninguém ficará indiferente numa visita, ou na reincidência a este belo e acolhedor território.
O “Festival do Cabrito Estonado “(não apenas pelo prato -chamariz) tem de tudo para agradar ao mais exigente dos visitantes e amante da boa cozinha regional portuguesa.
Saiba que se diz “estonado” porque o cabrito ainda novinho é escaldado para lhe serem retirados todos os pêlos, deixando a pele bem limpa para depois temperar e ir a assar …e por fim comer com toda a satisfação e prazer…à moda de Oleiros.
Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum
Oleiros (restauração local) fins de semana de 8 e 9 e 15 e 16 de abril