Eles levam a “casa às costas”, chamam-lhe nomes pouco habituais, são alvo de muita crítica por parte dos mais puritanos . Na verdade mesmo escondidos… continuam a ser indispensáveis no festival, onde por muito improvável que seja a companhia, continuam a ser eles os mais apreciados ou solicitados!
Falamos dos gastrópodes, vulgarmente conhecidos por Caracóis que têm em Loures admiração tal, ao ponto de se lhes dedicar um período de tempo considerável, no âmbito do “Festival do Caracol Saloio”.
A iniciativa que é promovida pela Câmara Municipal de Loures, tem como objectivo, recorde-se, desde o seu inicio e já lá vão uns anos, oferecer a todos os seus apreciadores, um leque muito variado de pratos à base de caracol. Apenas e só para abrir apetites, avançamos já algumas das especialidades, umas mais tradicionais como a Caracoleta “à Bulhão Pato”, a “Feijoada de caracóis”, “Açorda” de caracol, outras talvez mais surpreendentes como “Caracoleta à marinheira”, “Caracol à Limiano”, ainda “Guilho de caracoleta com camarão salteado” ou “Caracoleta com pimentos padron ao alhinho e azeite” a que se acrescenta um prato digamos à moda da casa como “Caracol à Saloia”.
O certame decorrerá, como habitualmente junto ao Pavilhão Paz e Amizade, havendo lugar para a animação e uma grande mostra de artesanato, sendo que a edição de 2017 terá lugar entre os dias 7 a 26 de julho.
No panorama regional ou até nacional, nenhum outro certame com este bichinho da “casa às costas” tem a sua dimensão.. É inovador dada a enorme variedade de opções. Saboroso também, pelo saber e a criatividade de quem prepara não apenas os caracóis mas igualmente as caracoletas e todo o menu em apreço no sempre muito concorrido “Festival do Caracol” e da Caracoleta.
O convite para o “Festival” , aqui fica desde já, aos apreciadores dos “gastrópodes” bem como aos que nunca quiseram ou tiveram oportunidade de saborear o bichinho da casa ás costas …!
“Festival do Caracol Saloio”
Pavilhão Paz e Amizade, de 7 a 26 de julho