Páscoa é tempo de férias, escolares está bem de ver … Sim, mas falar da Páscoa é recordar que este é um tempo de baptismos, muitos um pouco por todo o luso território, nas vilas e aldeias onde a tradição não se perdeu. É altura de (re)encontros entre Padrinhos e Afilhados e por inerência do Folar doce… Também é tempo do Compasso, pois claro, que o mesmo é dizer a visita do padre e da padroeira de cada terra à casa dos paroquianos.
E por falar em Folar destacar o de São Marcos da Serra, concelho de Silves que tem direito a ser o protagonista principal na Feira do Folar, desta vez em XIX edição.
O evento que decorre nos dias 14, 15 e 16 de abril é organizado pelo Município de Silves, contando com o apoio da Junta de Freguesia local mas também do Turismo do Algarve. O objectivo é mostrar a tradição e reunir os produtores do tradicional Folar -da Páscoa
e fazer desta uma grande iniciativa dos locais mas igualmente para os turistas e sabe-se que são muitos nesta época do ano por estas paragens…
Aproveitando para dinamizar a economia local e promover a terra e o concelho, do ponto de vista turístico-gastronómico ali vão estar diversas iguarias serranas, numa montra de saberes e sabores que as gentes locais não esquecem, bem pelo contrário promovem e enaltecem.
Uma das mais valias de S. Marcos da Serra é mesmo o seu pão doce , ou seja o Folar, doce pela quantidade de açúcar q.b. a que se junta esse sabor típico e perfumado que advém da utilização da canela e da erva-doce, decorado com ovos inteiros, caseirinhos que os há por aqui, e claro feito a partir de uma massa levedada com fermento de padeiro.
Páscoa sem Folar poderia ser, mas não era a mesma coisa. Venha lá daí a S. Marcos da Serra à Feira do Folar.
XIX Feira do Folar da Páscoa
S.Marcos da Serra (Silves) dias 14,15 e 16 abril