É num cenário deslumbrante, onde a história se cruza com o património edificado, a que se junta a frescura das águas do rio Alva, que se realiza a VIII «Mostra de Sabores e Lavores» de Vila Cova de Alva.
A freguesia e típica aldeia do interior, outrora pertencente a outro que não o concelho de Arganil, tem de facto história, património edificado onde sobressaem Solares e casas brasonadas mas também essa referência que é o Convento de Vila Cova, que desde o século XVIII foi local escolhido para recolhimento e culto dos Franciscanos da Província da Conceição.
Mas descobrir ou melhor viver este cativante local é partilhar saberes e sabores com as suas gentes obreiras e orgulhosas, da qualidade evidenciada na produção do queijo da Serra, nos doces tradicionais bem como nesse verdadeiro cartaz gastronómico local e regional que é o bucho, que tão bem acompanha com produtos da terra ou das hortas de Vila Cova de Alva.
Arte e dedicação são marcas bem patentes na mostra de lavores que identificam aliás, as gentes locais em particular e povo português e a sua história de um modo geral.
A ‘VIII Mostra de Sabores e Lavores Tradicionais’ assume-se como permanente desafio de manter vivas as tradições e fazer da partilha dos saberes e dos sabores locais, uma experiência ímpar, num território que merece e justifica a contemplação mas também preservação de um património gastronómico-turístico -histórico-cultural que é de todos, mas à guarda dos seus fiéis depositários, isto é, quantos vivem e amam, estas terras banhadas pelo rio Alva.
VIII Mostra de Sabores e Lavores tradicionais
Vila Cova de Alva /Arganil, dias 26 a 28 de maio