Montalegre da ‘Romaria’ ao presunto e ao fumeiro


Já está marcada a data oficial da XXVII Feira do Fumeiro de Montalegre. Acontecerá entre 25 e 28 de janeiro de 2018. 

Está de volta assim a animação e esse ícone do concelho e região do Barroso – o Fumeiro. É digamos ‘cabeça de cartaz” do certame mas muito mais haverá para saborear, descobrir e partilhar num certame que, atrai a cada edição, ainda mais e mais apreciadores dos produtos locais e das potencialidades do concelho de Montalegre.

O fumeiro e o Presunto da região do Barroso são os protagonistas daquela que é a mais concorrida e animada feira do fumeiro no luso território. A hotelaria e restauração locais são “invadidas” por gente vinda dos quatro cantos de portugal e mesmo da vizinha Espanha. E se a feira do belo presunto e do fumeiro, mais ou menos doce é o motivo de encontro de habituais e novos compradores, já a gastronomia regional é razão forte para que, familias inteiras, grupos de amigos, reais e até alguns virtuais, se sentem à mesa a trocar ideias, debater projetos, partilhar experiências e histórias.

Contraria-se desse modo, quer as condições, da vida dura e quotidiana, quer as climatéricas, sentados à roda da fogueira …na companhia do pão, do vinho e petiscos !

E da prova, uma vez no ano, faz-se a compra do presunto e dos enchidos, para os restantes dias do calendário… resultado da relação qualidade/preço e muito por força da empatia entre compradores e produtores/vendedores, daquilo que de melhor se produz em Montalegre.

Fama e proveitto, há muito ultraspassaram os limites geográficos do concelho, da região do barroso e do próprio país, fazendo desta a “rainha” das feiras de Fumeiro.

A 28.ª edição da “Feira do Fumeiro de Montalegre” está aí… não tarda ! Para uns é o culminar de um ano de trabalho, sendo para outros, quatro saborosos dias de festa do maior cartaz gastronómico da região. A iniciativa é da Câmara Municipal de Montalegre em estreita ligação com o tecido económico local, para quem a gastronomia, os genuinos e inimitáveis produtos endógenos, são tudo e fazem mesmo a diferença.

Venha daí à

«Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso»
Montalegre (pavilhão de exposições) de 25 a 28  jan. |2018Fumeiro_Montalegre2018_1

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s