Ele, ELAS e você, juntos em Salvaterra


ELE está  a chegar !  O alerta surge no telemóvel.. Em tão pouco tempo já é o terceiro ! ouve-se em jeito de comentário…! Mas na verdade quem está por fora da história, fica a saber o mesmo(!!???).

Qual compasso de espera alguém antecipa que ELE não vem só ! ELAS também vêm e são tantas que à primeira impressão, nem se sabe qual a melhor ou que escolher entre tantas e “todas boas” …garante quem tem olho p’ra coisa !!!!!

Ora amigos ele é o mês em que todos os caminhos vão dar a Salvaterra de Magos. Elas são tantas e tão boas, daí que se tenha consensualizado que o foco é a “Enguia”  essa  Rainha do Tejo e da Gastronomia regional, numa iniciativa do município de Salvaterra de Magos em estreita ligação com a restauração local, isto é de todo o concelho.

O evento tem lugar como habitual durante todo esse mês 3 do calendário anual, para não fugir à regra… . Inúmeras são as sugestões de uma refeição singular que agrada a todos sem excepção, garantem-nos os entendidos e as gentes da restauração local.

Sugestões tantas ou mais ainda, quantos os restaurantes aderentes à inciativa da responsabilidade do Municipio de Salvaterra de Magos. E se a escolha se torna dificil no almoço, melhor será vir outro dia ou mesmo ficar para jantar… Tambem podem vir em grupo – familiar ou de amigos, experimentando de uma e outra e ainda outra especialidade. As enguias nas diferentes formas de virem à mesa são para saborear.  Degustar e conhecer como se confecciona este prato/referência da cozinha regional e da gastronomia de portugal bem pode ser o mote, da vinda às Enguias a Salvaterra.

Elas são Fritas com arroz a acompanhar, em Ensopado, também há Caldeirada d’ Enguias, Grelhadas, ainda Enguias com Ovos ou de Fricassé, uma panóplia de formas de as  cozinhar e fazer chegar à mesa, surpreendendo os menos habituados a este certame e a essa grande “especialidade -mor” de Salvaterra.

Cinco toneladas de Enguias consumidas no âmbito do certame é a média, servindo muitos e muitos milhares de antigos e novos apreciadores da iguaria, vindo aliás dos quatro cantos do luso território.

Deixe-se então surpreender e venha disfrutar do muito que o concelho e região têm para lhe oferecer (sempre) no terceiro mês do calendário anual. ELAS – as enguias, tão saborosas, apaladadas e muito bem acompanhadas vão estar,  à sua mesa, amigo leitor/ouvinte!

Enaltecer as tradições, promover os sabores de Salvaterra e partilhar os saberes que as gentes souberam preservar durante anos, dando a conhecer as múltiplas facetas deste recanto luso que é Salvaterra de Magos são objectivos consubstanciados neste evento que ultrapassa e muito os limites geográficos do concelho e da região ribatejana facto que muito contribuiu a criação e desenvolvimento do Mês da Enguia.

 ‘Mês da Enguia’ na restauração de  Salvaterra de Magos, março’ 18

salvaterra-de-magos-33

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s