Á nossa beira estão uns amigos já habituais nestas andanças dos almoços e jantares onde a cozinha tradicional faz toda a diferença!. Comer bem, beber q.b. e deliciar-se com a doçaria além de desfrutar de outros ares é o mote que nos leva estrada fora, país acima ou abaixo. Sim que a vida são dois e bem se pode aproveitar para degustar e contemplar o que de melhor tem o luso território!
Ora tudo isto a propósito do «Festival do Borrego» que tem lugar na freguesia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira, entre os dias 15 a 23 de outubro.
Aquela que é já a XIV edição desta mostra gastronómica onde o Borrego é rei à mesa, está de regresso… A iniciativa é do município de Celorico da Beira e conta com a colaboração da freguesia de Carrapichana, também da Estrelacoop e da restauração do concelho que, entre os dias 17 e 23 deste mês, têm no menu, diferentes pratos confecionados com Borrego Raça Bordaleira.
Valorizar, promover e comercializar o genuíno borrego Serra da Estrela (DOP), um dos maiores e mais emblemáticos tesouros da ruralidade celoricense, bem como incentivar a sua utilização na gastronomia local são objectivos deste Festival, que atrai a Celorico largas centenas de vistantes. Contribuir para a dinamização da economia local, sobretudo a restauração é outra das apostas do municipio que se concretiza no qaudro desta Semana gastronómica dedicada ao Borrego, mas que acaba por enaltecer a qualidade e variedade de outros produtos criados no concelho e região, onde se destaca obviamente o Queijo Serra da Estrela.
Na presente edição do Festival do Borrego, as atenções também incidem sobre o artesanato e outros produtos da terra, através de uma mostra/feira de produtos locais com prova de vinhos, degustações, tasquinhas e até um leilão de borrego Serra da Estrela (DOP). Em tempo de festa não falta a animação e diversas actividades desportivas e culturais, que permitem usufruir do território e do contacto com as gentes locais de uma forma peculiar.
O convite está feito para que venha de visita a Celorico da Beira, Capital do Queijo Serra da Estrela e região por excelência de criação de borrego. Motivos não faltam desde a gastronomia, à história, passando pelo património arquitetónico, as tradições e as deslumbrantes paisagens de montanha com tons de váriada tonalidade dado estramos no outono.
Festival do Borrego – XIV edição
Semana gastronómica do Borrego (17 a 23 outubro)
Celorico da Beira, de 15 a 23 de outubro
