Uma semana gastronómica inteirinha, dedicada ao salmonete, com diferentes propostas dos restaurantes da cidade do Sado é o que se apresenta neste evento.
A iniciativa é do Municipio de Setúbal em estreita ligação com a restauração local e insere-se nessa afirmação de que «Setúbal é Terra de Peixe», e do melhor e mais fresquinho que se pode levar à mesa no luso território. E no capitulo dos apoios ao evento suregem a Docapesca, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e a António Saramago Vinhos.
Nesta que é a derradeira semana gastronómica deste ano de 2022, contam-se qualquer coisa como 41 restaurantes aderentes, com um recheado menu e variadas sugestões onde o Salmonete é mesmo o elemento principal.
O evento tem por objetivo incentivar a promoção turística de Setúbal e da região, contribuir para a dinamização da restauração local e por inerência também o alojamento . Não menos importante é a vertente pedagógica, ja que se relembra e reafirma a importância da espécie na história e na gastronomia da cidade, sendo o salmonete de Setúbal famoso aliás em todo o país.
Em geito de abertura de apetites dar conta que o tradicional salmonete grelhado com molho de fígados, é uma das muitas sugestões que os menus contemplam. Dificil será escolher entre os “Papelotes de Salmonete, os “Salmonetes de tomatada”, um “Consommé de Salmonete e pargo com malagueta e figos em pickle, ainda o “Salmonete com molho à espanhola e pó de salsa, acompanhado por tagliatelle com cogumelos selvagens, caviar de cebola roxa e telha de miso”. Numa semana pode tornar a opção mais fácil no percorrer dos dias/refeições e diferentes restaurantes…
«Semana Gastronómica do Salmonete»
Setúbal (em 41 restaurantes locais) de 21 a 30 de outubro
