Cabrito, castanha e cogumelos do Tâmega…


A Vila Cauca de outrora ou Vila Pouca de Aguiar nos nossos dias, vive neste final de outubro, um evento triplo de extrema importância para a dinâmica e a economia local.

Na verdade, bem se pode dizer que é um, dois, mas sim três produtos em destaque, num mesmo evento. O Cabrito vai à mesa dos amantes desta espécie, que tem aqui, território propício para o seu desenvolvimento e depois de forma bem confeccionada e, saborosa, come-se no âmbito deste especial Fim de Semana Gastronómico.

Aqui por terras de Vila Pouca, a batata é cultura forte nas hortas e terrenos das gentes da terra. Mas no acompanhar do cabrito bem à maneira transmontana, sabe sempre bem uma castanha cozida, que acrescenta paladar à comida. Ah e para quem tem esse conhecimento, amor à natureza e sobretudo vagar, para ir terrenos acima em busca de Cogumelos, comestíveis, é como ir em busca do ouro… cozinhados e com o tempero devido… É de todos estes ingredientes e do saber muito peculiar, de os preparar e levar à mesa, que se faz este Fim de Semana Gastronómico de comer e pedir mais ….

Vamos agora ao evento propriamente dito, chamado de XX Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar que decorre nos dias 29 e 30 de outubro, envolvendo um conjunto de restaurantes locais aderentes â iniciativa do Município, em estreita ligação com a EHATB -Escola de Hotelaria e Turismo de Alto Tâmega e Barroso.

Um evento muito peculiar que, oferece o prazer da boa mesa a quem venha por estes dias e motivo óbvio, a Vila Pouca. Uma segunda e não menos singular componente, esta de ensinar e incentivar a comer produtos terra. Daí a realização de um workshop destinado às crianças e jovens sob o tema “Aprende com a castanha” sendo que “Cabrito; Castanhas; Cogumelos” tem como público-alvo os adultos.

Agora vamos ao abrir de apetites, não em demasia, mas para que fiquem já com água na boca…e a preparar a deslocação à Mostra Gastronómica de Vila Pouca.

Do conjunto de ementas temáticas nos vários restaurantes locais, destaque para o caldo de castanha, míscaros e fumeiro como entradas. Pratos principais: o cabrito assado com castanhas, arroz de míscaros, vitela com arroz de miúdos, javali estufado com castanhas, bacalhau ou polvo frito com arroz de míscaros, petiscos e hambúrgueres especiais; E de sobremesas haverá pudim de castanha, tarte de castanhas, e castanhas assadas com jeropiga ou não estivesse aí à porta o tradicional São Martinho.

A festa podemos dizer assim, contempla ainda no Mercado Municipal aberto para o efeito, uma mostra e venda de produtos de outono, como sejam o fumeiro, os doces, as compotas, os vinhos, também as castanhas, os figos e as nozes e o artesanato. A animação onde a música das concertinas e a dança juntam alegria e convívio a este peculiar fim semana em Vila Pouca de Aguiar.

Com bons conhecimentos em Vila Pouca de Aguiar, sempre se pode garantir um outro fim semana próximo em termos de calendário, mas caso contrário fica o convite para o ano vindouro!

XX Mostra Gastronómica e Feira de Produtos de Outono

Restaurantes locais e Mercado Municipal de

Vila Pouca de Aguiar nos dias 29 e 30 de outubro

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s