Uma ‘freguesia doce’, ou uma ‘doce freguesia’ não terá o mesmo sentido ! Mas qualquer que seja a sua escolha, aconselha-se fazer o caminho até Alcáçovas, uma das freguesias pertencentes ao concelho de Viana do Alentejo. Ora, ali chegados, será tempo de arregalar os olhos, afinar as papilas gostativas e paulatinamente degustar as melhores doçuras que integram a XXI Mostra de Doçaria d’ Alcáçovas.
A Vila de Alcáçovas volta a acolher, de 25 a 27 de novembro, este certame que já vai fazendo parte dos principais eventos do calendário regional e nacional.
A Mostra é organizada pelo Município de Viana do Alentejo em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Alcáçovas e, promete continuar a fazer as delícias dos muitos ‘gulosos’ que visitam a ‘mais doce freguesia’ do Alentejo. E na realidade são cada vez mais os apreciadores da qualidade e diversidade da doçaria tradicional e conventual que aqui em Alcaçovas se apresenta e dá a provar ….hummmm.
Aqui esperam-vos amigos leitores /ouvintes o Bolo Real, o Bolo Conde de Alcáçovas, os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas, quais verdadeiros cartões-de-visita, desta evento, da freguesia e deste acolhedor concelho alentejano.
Os doces conventuais e palacianos são aliás as “estrelas” da Mostra de Doçaria d’Alcaçovas que terá também um programa cultural recheado e que inclui ainda a realização do 9º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, com o intuito de dar a conhecer, preservar e promover a doçaria tradicional portuguesa.
Particularidade e desafio é conciliar a degustação da doçaria regional alentejana com diferentes outras diria mesmo tentadoras propostas de outros pontos do luso território.
XXI Mostra de Doçaria de Alcáçovas
Alcáçovas, Viana do Alentejo de 25 a 27 de novembro
