Está aí de regresso e ainda mais apetecível ! o Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André. E que lugar mais propício poderia haver para degustar os sabores que vêm do Mar e também os da terra, dessa imensa beleza que o Litoral Alentejano nos proporciona!?
Sim, de 28 de outubro a 6 de novembro vai decorrer na Lagoa de Santo André, freguesia do concelho de Santiago do Cacém aquela que é já sexta edição deste evento que (re)surge após pandemia com novo figuro e mais propostas no quadro de um programa abrangente.
Diversos restaurantes da freguesia, apresentam as suas melhores propostas gastronómicas, precisamente confeccionados com base em produtos que o mar e a pesca proporcionam, ora em produtos da terra, que as gentes laboriosas da região criam ou produzem neste território.
Esta aposta do Município de Santiago do Cacém em conjunto com a Junta de Freguesia de Santo André, em estreita ligação com a restauração local, visa mostrar por um lado a boa e tradicional gastronomia alentejana e por outro não menos importante, contribuir para a atractividade ao território e dinamização da economia local, que bem necessário é depois de dois duros e dificeis anos para todos.
E de facto os Sabores da lagoa, do mar e da terra vão estar em grande destaque ao longo dos dez dias em que decorre o Festival Gastronómico que conta com o saber e dedicação de muita gente, sobretudo nos restaurantes aderentes à iniciativa, constituindo aliás o dobro das participações relativamente aos festivais anteriores.
Apenas para o abrir de apetites, entre mais de duas dezenas de pratos à sua espera. amigo leitor ou ouvinte, surgem “Ensopado de enguias à moda da Lagoa”, o “Naco da vazia com camarão grelhado e amêijoa ao bulhão pato”, os “Filetes de robalo com risoto de tomate”, a “Cataplana Terra e Mar”,” “Choco frito com migas de alho e batata frita”, o “Arrozinho de tamboril”, “Camarão à Brás à Chef Galleto”, “Mista alentejana com migas”, “Peito de Borrego Grelhado à pedra de sal”, “Costeletas de novilho limousine” (criação local) “Polvo na frigideira com batata doce assada no forno”, “Porção de coxinhas de pato com compota de Lara agridoce e shot de licor de bolota”, “Massinha de choco”, “Galinha com grão e limão”…
Se já estava com água na boca, peranteesta antecipação de pratos, difícil mas aliciante será a escolha entre os menus completos que os quatorze restaurantes locais, dispobilizam para a sua melhor refeição … em terras do litoral alentejano.
Ah e como nem só de comida se faz este Festival Gastronómicos de Lagoa de Santo André, ainda está garantida a realização de Showcookings e de um Workshop sobre “Alimentação Saudável”, além de provas de vinhos e muita animação a propósito desta festa….
Festival Gastronómico de Lagoa de Santo André -6ª edição
Restaurantes desta Freguesia de Santiago do Cacém entre 28 out. e 6 nov.
