A Capital da CODORNIZ é Alenquer, nestes quinze dias do mês de novembro. É uma Quinzena Gastronómica diferente, pela espécie levada à mesa, na restauração local aderente à iniciativa. Um aposta ganha já que atrai comensais /visitantes a esta terra que afinal prova não ser apenas de passagem para outros destinos ….e afazeres!
Na realidade, Alenquer conquista gente para a mesa da restauração local com este evento, que faz a diferença no panorama das mostras, feiras, provas, semanas ou festivais de tudo e mais alguma coisa, que por aí têm lugar em todo o país. A confirmação decorre de se repetir com êxito esta iniciativa, tanto mais que nela estão envolvidos mais de três dezenas de estabelecimentos da restauração do concelho.
Dar a conhecer esta especialidade da cozinha local e regional, a forma de confecionar a Codorniz e associar os melhores Vinhos do concelho. Uma excelente oportunidade para dar a conhecer estes verdadeiros embaixadores de Alenquer, que têm merecido aliás , reconhecimento nacional e internacional, como por exemplo a produção “Quinta de Vale Mourisco Syrah 2019”. São estes os “ingredientes principais da «Quinzena Gastronómica» que o Municipio de Alenquer promove, em estreita ligação com a restauração do concelho.
Codorniz e Vinhos “embaixadores” de Alenquer
Ora e de que forma se abrem apetites para uma refeição, no âmbito deste certame que decorre de 1 a 15 de novembro !? Com a Codorniz grelhada, frita ou guisada mas também fazendo-se acompanhar do «Torricado» essa especialidade bem ribatejana e candidato às maravilhas gastronómicas de Portugal. Um Festival gastronómico muito baseadao na tradição mas igualmente na criatividade das gentes locais que contaioso apoio da InterAves, refira-se uma empresa local, a maior na produção nacional de Codornizes.
Em Alenquer, a Codorniz é um produto endógeno e assume-se como um dos pratos mais tradicionais do concelho. «O evento tem vindo a crescer ano após ano, com uma variedade de propostas dos restaurantes muito significativa. O que resulta no êxito em termos de quantidade e qualidade das refeições servidas durante a “Quinzena Gastronómica da Codorniz”. O número de visitantes ao concelho neste época do ano e por este motivo, é outro bom indicador que nos apraz registar e daí as expectativas serem altas para esta edição» antecipa Rui Costa Vereador com o pelouro do Turismo no Municipio de Alenquer.
A Codorniz é rainha neste evento gastronómico especialmente dedicado aos principais produtos endógenos do concelho o que constitui uma mais valia económica para Alenquer, sendo outro dos objectivos que une esforços das empresas/empresários locais e do Municipio .
Tome lá nota :
Quinzena Gastronómica da Codorniz
Alenquer (restauração local) de 1 a 15 de novembro
