Sabores do Porco Bísaro de Meruge


Cabeça de cartaz, se asssim podemos dizer é o Porco Bísaro merecedor por estes dias de todas as atenções, na Aldeia de Meruge. E de facto ‘o bicho’ não vem sozinho tão grande e diverso é o cartaz das «Feiras do Porco Bísaro e da Agricultura
Familiar» que tem lugar nos dias 12 e 13 de novembro, nesta freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.

Uma animação que promete sabores únicos, tradição, prova e comercialização de toda uma panóplia de produtos derrivados do Porco Bísaro, uam raça autóctene e tantos outros que as gentes locais criam e produzem, ao loongo de todo um ano e que na Feira fecham o ciclo…O artesanato, o convívio, as castanhas que estamos no S. Martinho e animação musical enchem a Aldeia de gentes, sons e vivêncicas.

O deslumbre será a impressão maior para quem visite pela primeira vez o evento em Meruge. Num cenário ímpar da Lage Grande realiza-se a Feira à moda antiga, montada refira-se pelo Grupo de Teatro Histórico Almanach.  A nível gastronómico terão os visitantes uma imensidão de Sabores e Cheiros que pairam no ar. Desde logo os dos enchidos entre chouriças de carne, chouriças de bofes, farinheiras, presuntos salgados e as inigualáveis morcelas de sangue. Junta-se ainda à lista o arroz de suã, os torresmos à moda de Meruge, com batata à racha, a feijoada à moda de Nogueirinha, o porco bísaro no espeto”, as bolas de carne, bacalhau ou sardinha a saírem quentinhas do Forno Comunitário, a sopa na laje e também o singular Arroz doce com anis, a que se junta a doçaria tradicional.

Agricultores e produtos locais identificam esse espaço próprio onde se provam e negoceiam as ccantanhas, as nozes, os figos secos, as romãs, também os licores e compotas e mesmo os queijos e os requeijões….É a Feira da Agricultura Familiar qual acarinhar e enaltecer o esforço de muitas e muitas horas de trabalho até chegar até aqui ….onde também marcam presença os artesãos e as mais variadas peças trabalhadas pelos ferreiros, tanoeiros, oleiros, cesteiros, funileiros, amoladores a que se junta a arte urbana qual casamento entre a velha arte de produzir respondendo à necessidades de utensílios vários e a modernização de trabalhos sobretudo decorativos cujas origens se perdem no tempo…

Sui generis e cativante este modo de fazer a feira ou feiras por parte das gentes locais, na Aldeia de Meruge um pedaço do território de Oliveira do Hospital

Feira da Agricultura Familiar e

Mostra do Porco Bísaro – 19ª edição

Meruge, Oliveira do Hospital dias 12 e 13 de novenbro

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s