A Figueira tem sabor a mar…! Ora fazendo juz a esta ideia não haverá prato mais popular e se coadune tão bem com este pressuposto como é o Bacalhau…
É assim que para fechar o presente ano e culminar com ‘ouro’ o 31º Festival Gastronómico na Figueira da Foz, chegam os dias do «Festival do Bacalhau e seus Derivados» que tem lugar entre 18 e 27 de novembro.
A iniciativa é da «Associação Figueira Sabor a Mar» e vai permitir aos apreciadores do fiel amigo, degustar uma variedade de sugestões disponíveis no conjunto de restaurantes aderentes ao Festival.
De tudo se pode comer nestes fins de semana gastronómicos, na Figueira da Foz. Várias propostas dos restaurantes envolvidos na iniciativa que vai muito além do tradicional mas não menos apreciado “Bacalhau com todos”. É aí que entram as batatas, os bróculos, a cenoura, a couve-flor, ou mesmo couve portuguesa, regado com o melhor azeite, a que regra geral se junta ovo cozido ….e mais não acrescento que já me cresce água na boca!!!!.
Mas como o menu refere «Bacalhau com Derivados» o prato fica ainda mais rico e saboroso aproveitando uma ou mais das partes deste peixe de consumo e gosto universais. Assim os sames, as línguas, os espinhaços e as caras do bacalhau, servem-se para permitir dar outra textura ou sabores ao prato. É nesta linha que vão surgir menus, onde as entradas ou mesmo o prato tenha por base ‘as caras de bacalhau fritas’, o bacalhau desfiado com cebola, os bolos de bacalhau ou as pataniscas, por exemplo a acompanhar com arroz de tomate, ou ainda línguas panadas, fritas ou de vinagrete.
Bacalhau para todos os gostos
Certo mesmo é que o Bacalhau e Derivados dão sempre como entradas ou prato principal e quer se faça acompanhar com batata, arroz, salada é sempre uma bela e substancial refeição. E há uma lista interminável ou quase de Receitas com Bacalhau …. que a todos agrada!.
“Associação Figueira com Sabor a Mar”, constituida por empresários da restauração da cidade e concelho, contando com patrocínios e ou apoio de várias empresas, em sintonia com o Município da Figueira da Foz, do Turismo Centro de Portugal e da AHRESP , continuam apostados em dinamizar o sector da restauração e a promover as melhores iguarias e pratos de referência da cozinha regional portuguesa mas como seria de esperar com esse “Sabor a Mar” que advém da origem e dos ingredientes que integram.
Aceite desde já o convite e venha daí saborear a gastronomia figueirense. Descubra o Bacalhau e os Derivados que fazem toda a difeença neste Festival…
31º Festival Gastronómico do Bacalhau e Derivados
Figueira da Foz (restauração local) de 18 a 27 novembro
