Designa-se de Vin&Cultura o evento que, tem lugar nos próximos dias em Ervidel, freguesia ndo concelho de Aljustrel. Convirá dizer que Cultura da vinha é uma actividade das gentes locais. Já o Vinho traz uma Cultura associada mas isso são outros motivos…Assim chamar a este certame de «Festa do Vinho e da Cultura» alentejana parece bem mais apropriado.
Acontece no fim-de-semana de 26 e 27 de novembro quando Ervidel se abre-se ao mundo para mostrar duas importantes áreas da vida quotidiana, que diz respeito à produção e comercialização de Vinhos e Azeites alentejanos, está bom de ver e de ouvir como é o caso do Cante e da música que retrata e anima as gentes deste imenso e belo Alentejo.
Celebrar o Vinho…
Celebrar o Vinho, asssim mesmo, quando se prova é sinónimo de final de um ciclo, trabalhoso, difícil e de carregado de incertezas e início de um novo, em tudo idêntico. É o que se faz um pouco por todo o lado onde os preciosos néctares fazem parte do dia a dia dos produtores e Ervidel é regra e não excepção. Quanto à Cultura ela é ímpar, chega-nos por via do respeito pelas tradições e assente no saber e na criatividade dos artistas, tenham eles que faceta, independente das origens ou motivos.São eles que levam adiante a sua arte o que saudamos!
Falemos agora da «Festa do Vinho e da Cultura» local e regional que traz de volta a Ervidel muitos apreciadores de Vinhos e reune também, as familias nas suas casas e na ‘terra -berço’ … Esta dupla ou antes multifacetada “Festa” assume uma importância enorme do ponto de vista social e cultural mas igualmente ao nível económico, beneficiando a freguesia de Ervidel e o concelho de Aljustrel.
Mostra de produtos
O Largo da Liberdade, a que os locais chamam ‘Largo do mercacdo ou da feira’ é o pano de fundo deste evento onde se instalam as tasquinhas e stands dos produtos locais e regionais entre os quais estão os enchidos, a doçaria, as leguminosas, os azeites e como é evidente os Vinhos de Ervidel, havendo lugar ainda para o artesanato, feito por exemplo, em cortiça e uma panóplia de outros produtos manufaturados.
E referia o caracter multifacetado da Festa do Vinho e da Cultura, que vai já na sua 20ª edição, constituindo excelente oportunidade para visitas e roteiros vários, onde se insere aliás um Lagar antigo, mas onde ainda é possivel assistir ao modo artesanal de produção de Azeite. Bem perto, abrem-se as portas do Museu com seu Núcelo Rural de Ervidel, detentor de um valioso espólio de apetrechos e vivências das gentes locais.
Aqui e ali, qual tecer de uma manta de retalhos, há adegas que salpicam as ruas da aldeia e nestes dias estão abertas de par-em-par para dar a conhecer o seu produto e a receber residentes e visitantes.
De permeio o tempo é para beber um copo, saborear do petisco, ouvir uma cantiguinha, apreender estórias dos protagonistas que as viveram por estas terras. E quando cai a noite os habituais especáculos musicais.
Está aí numa palavra mais um evento em torno da temática da vinha e do Vinho, promovido pela Câmara Municpal de Aljustrel em ligação estreita com a Junta de Freguesia de Ervidel, os produtores e movimento associativo local.
20ª Festa do Vinho e da Cultura (do Alentejo)
Ervidel, aldeia do concelho de Aljustrel – dias 26 e 27 novembro
