Um sabor diferente …nos fins de semana gastronómicos de Ponte de Lima é a proposta que desde já fazemos… E acrescente-se com um prato também ele ímpar, já que se confecciona de acordo com uma receita muito própria, ou seja, à moda deste concelho minhoto.
O ‘rei’ D. Bacalhau frito era recorde-se, levado à mesa sempre que as gentes locais vinham à feira, na Vila, dá o mote para o encontro de comensais, vindos dos quatro cantos do luso território e que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de março, próximo.
O «Bacalhau de Cebolada» de Ponte de Lima, um prato típico sempre muito procurado, vai voltar a fazer parte da ementa de todos os restaurantes aderentes a esta iniciativa gastronómico-turística promovida pelo Município das ‘Terras da Ponte’ , como outrora se designou a mais antiga vila de Portugal.
Os fins de semana gastronómicos têm o apoio Turismo do Porto e Norte de Portugal, bem como o empenho dos vários estabelecimentos de restauração da vila e concelho, mas o que faz, de facto, a diferença são os muitos e muitos visitantes que acorrem a Ponte de Lima, não apenas para almoçar ou jantar mas sim para descobrir tudo quanto diz respeito à ‘Ponte do Lima’, que o mesmo é dizer ao único atravessamento deste rio, existente até à Idade Média.
Degustar o saboroso ‘Bacalhau de Cebolada’ e desfrutar deste magnifico território, carrregado de estórias, tradições a que se juntam os sabores locais é o que se oferece a todos quantos venham até Ponte de Lima, nos principíos de março.
Os dias do bom “Bacalhau e da Cebolada” por cima, ambos os elementos bem fritinhos, mas muito escorridos com recurso a papel absorvente, confecciona-se com alho, bastante cebola, como é evidente, ainda pimento vermelho. Em termos de temperos será de recorrer ao louro, ao colorau e à pimenta, q,b. e ainda umas pitadas de sal …A Cebola vai a refogar até estar tenra…
Assim se abrem apetites para uma inesquecível refeição, nos principios do mês três, no ano dois mil e vinte e três….
Bacalhau de cebolada â moda de Ponte de Lima
Restaurantes do concelho, dias 3, 4 e 5 março
