As Fogaças têm a sua história e tradição em Palmela, na vila e no concelho. São geralmemte bolos cozidos na lareira e levadas a benzer no dia 15 de janeiro no âmbito da festa de Santo Amaro. Ora reza a história que logo a seguir às principais festas e romarias se façam umas ‘festas ditas menores’ de forma a serem angariados fundos para a realização das festa principal. Nestas festas secundárias, que têm lugar aos domingos arrematam-se, animais, produtos agrícolas e bolos, cozidos na lareira primeiro, hoje no fornom então designadas de “Fogaças”.
O reviver da tradição manda que se façam os «Fins-de-semana gastronómicos da ‘Fogaça de Palmela’ nos dias 27/28 e 29 de janeiro, onde estas são o principal foco, numa iniciativa que abre o ano, no quadro de uma série de «Experiências com Sabor». Delineadas pelo Município de Palmela em conjugação com a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, que contam com vários produtos locais e também parceiros entre os quais está igualmente a restauração da vila e concelho, as «Experiências com Sabor» constam de ementas onde os produtos locais são diferenciadores e incentivam ao consumo dos produtos locais ou da terra.
O objectivo é promover a marca turtística Palmela, baseada na gastronomia, nos vinhos, no moscatel e nos diferentes produtos como são os casos do Queijo, do Pão e do Mel, bem assim como os ingredientes que integram a Sopa Caramela, feitos ou criados refira-se, no concelho de Palmela, que como todos saberão é, essencialmente agrícola e vinhateiro.
Consulte o calendário 2023 e agende a(s) sua(s) Experiência(s)com Sabor
Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela
Palmela dias 27, 28 e 29 de janeiro
